Portal Você Online

Amazonas registra queda de 87,9% em internações e 86,4% de óbitos por Covid-19 em 4 meses

Monitoramento feito pela Scretaria de Saúde e Fundação de Vigilância em Saúde atestam redução de casos (65,37%) e estabilização da pandemia no estado nos últimos quatro meses do ano; vacinação tem ajudado

O número de casos confirmados, hospitalizações e mortes por Covid-19 apresentou redução desde o início de fevereiro deste ano no Amazonas, resultado que pode estar associado ao avanço da campanha de vacinação no estado.

Os indicadores foram obtidos por meio de monitoramento realizado pela Secretaria de Saúde do Amazonas (SES-AM) e das análises epidemiológicas da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM).

Em relação aos casos confirmados, a diminuição desde janeiro até abril de 2021 representa uma queda de 65,37%. Em janeiro, a SES-AM havia registrado 62.538 novos casos, enquanto em abril, o número caiu para 21.653.

Considerando somente a primeira semana de cada mês, o pico ocorreu em fevereiro, quando 15.345 foram diagnosticadas com a doença.

Sobre o número de internações nas unidades de saúde, a redução foi de 87,90% nesses quatro meses. No mês de janeiro foram 7.698 hospitalizações, sendo 1.475 apenas na primeira semana. Em abril, a quantidade caiu para 931, conforme os dados repassados pela SES-AM.

O comparativo de mortes causadas por Covid-19 entre janeiro e abril também registrou redução expressiva no sistema de saúde. De acordo com a SES-AM, em janeiro os óbitos totalizaram 3.624 e registraram 491 em abril, representando uma diminuição de 86,45% comparada ao primeiro mês. A maior quantidade de óbitos foi na primeira semana de fevereiro, com 742 mortes por Covid-19.

Reduções – O diretor-presidente da FVS-AM, Cristiano Fernandes, destacou que as principais reduções ocorreram na faixa etária de pessoas acima de 60 anos.

Segundo informações do vacinômetro da FVS, mais de 80% dos idosos no estado já receberam a primeira dose da vacina contra a doença, reforçando a eficácia da campanha de imunização.

O secretário de Saúde do Amazonas, Marcellus Campelo, afirma que o Estado tem se empenhado no esquema vacinal para que as duas doses da vacina contra sejam aplicadas na população. O Amazonas já recebeu mais de milhões de doses e aplicou a metade.

Letalidade em idosos – A letalidade analisada em idosos acima de 60 anos também apresentou queda, indicando o impacto da vacinação. A FVS está realizando um estudo para comprovar o resultado da campanha na redução de mortes e hospitalizações pelo vírus.

Um painel clínico e demográfico mostrado pela FVS faz um comparativo dos meses de março a maio de 2020, começo da pandemia, até o cenário atual de vacinação, desde o mês de janeiro até o dia 12 de maio. A campanha oficial de imunização começou no dia 18 de janeiro de 2021.

Em idosos de 60 a 69 anos, a letalidade registrada em 2020 era de 23%. O indicador caiu para 15,2% em abril, conforme dados da Fundação de Vigilância. No grupo de pessoas de 70 a 79 anos, a letalidade entre os meses de março a maio do ano passado era de 38,1%, e devido à campanha de imunização, a porcentagem caiu para 28,8%, em 2021.

O cenário de letalidade ainda registrou redução entre os idosos acima de 80 anos, conforme os dados da FVS-AM. Em 2020, o risco de morte era de 59,4% neste grupo. Com o avanço da vacinação, o indicador mostra uma porcentagem de 47,5% atualmente.

Taxa de transmissão – Por meio do monitoramento da situação epidemiológica, a FVS apontou, ainda, que o Amazonas obteve a menor taxa de transmissão da doença no país com 0.9. A taxa significa que a cada 100 infectados, o vírus poderá ser transmitido para outras 90 pessoas.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *