O estado com menor consumo de peixe é o Paraná, com menos de 1kg por pessoa, com a sardinha em conserva enlatada, seguido por Minas Gerais, com tilápia.
O consumo per capita de pescados no Brasil atingiu 10,5 kg anuais, conforme dados divulgados pela SeafoodBrasil. O estado do Amazonas se destaca como o maior consumidor de peixes do país, com um consumo médio de 14 quilos por pessoa ao ano.
O menor consumo de peixe acontece no Paraná, com menos de 1kg por pessoa, com a sardinha em conserva enlatada, seguido por Minas Gerais, com tilápia.
De acordo com a Pesquisa de Orçamento Familiar do IBGE de 2018, o tambaqui fresco é o peixe de maior consumo no Amazonas, refletindo a preferência local por essa espécie típica da Amazônia. Além disso, o tambaqui também é o mais consumido em Rondônia, Roraima, Tocantins, Mato Grosso e no Distrito Federal.
Por grandes regiões, observa-se que o tambaqui fresco é mais consumido no Norte e Centro-Oeste, a tilápia fresca no Nordeste, e a sardinha em conserva no Sudeste e Sul.
A tilápia fresca é popular em grande parte dos estados do litoral nordestino, como no Ceará, Minas Gerais, Espírito Santo e Santa Catarina também têm o pescado como destaque em seus consumos.
No Mato Grosso do Sul e Goiás, o maior consumo domiciliar observado foi do surubim fresco (único na categoria de peixe liso).
A sardinha em conserva (único na categoria enlatados), é a mais consumida em São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul.
Outras preferências regionais incluem a corvina fresca no Rio de Janeiro e na Bahia, o lambari fresco ou piaba no Piauí, e o acari ou bodó no Acre. No Amapá, destaca-se o consumo de camarão fresco, enquanto o bagre fresco é mais consumido no Maranhão e a pescada fresca no Pará, abrangendo tanto água doce quanto salgada.