Governador do estado e prefeito de Manaus tranquilizam a população com o avanço da vacinação e sinalizam que a capital amazonense terá réveillon e grandes eventos
“Conseguimos chegar a 21 dias sem óbitos por causa da vacinação”, confirmou o governador do Amazonas, Wilson Lima, na manhã desta quarta-feira (1), ao lado do prefeito de Manaus, David Almeida, que garantiu o réveillon na capital amazonense, caso a pandemia de Covid-19 continue sob controle.
No início da manhã, os dois assinaram convênio para o repasse financeiro destinado a revitalização de 43 feiras da cidade e destacaram que a vacinação está avançada e incentivaram quem ainda não tomou nenhuma dose ou ainda falta completar o ciclo vacinal.
“É importante que as pessoas entendam que, se a gente registra 21 dias no mês de novembro sem nenhuma morte, isso é resultado da vacinação. O que a gente tem feito são campanhas para incentivar as pessoas a se vacinarem. Estamos dando apoio às prefeituras do interior, apoio à Prefeitura de Manaus, para ampliar a vacinação”, reforçou Lima.
“Vamos fazer réveillon se tiver segurança. Tivemos 21 dias sem mortes e, caso até segunda-feira houver uma sinalização de ameaça da nova variante a gente cancela”, disse Almeida destacando que atualmente mais de 80% dos internados com Covid-19 não se vacinaram.
Ainda segundo o prefeito, os grandes eventos testes feitos com sucesso pelo governo estadual e municipal confirmam que a vacinação tem produzido efeitos positivos como o da mortalidade pelo coronavírus.
Nos últimos meses, o Estado e a Prefeitura de Manaus promoveram mutirões com viradões 24h e instalaram postos nos shoppings para aumentar o número de vacinados. O governo do Estado realiza a campanha Vacina Amazonas, a Vacina Premiada e Mega Vacinação, em parceria com o governo federal, no sentido de incentivar a imunização.
“Mantemos em parceria com a Prefeitura, os postos de vacinação nos shoppings. Estamos construindo outra parceria para ir nos bairros para fazer uma busca ativa para aquelas pessoas que não se vacinaram, para que possam se imunizar. E aqui o nosso apelo para que tome a vacina. Só dessa forma a gente vai conseguir vencer essa guerra”, disse o governador.
Na segunda-feira (29), Lima reuniu o Comitê Intersetorial de Enfrentamento à Covid-19 para avaliar eventuais impactos da variante ômicron. Até o momento, o estado não registrou nenhum caso da nova cepa. “De todos os casos registrados no mundo, não há registro de agravamento, de internações, muito menos de óbito, então é uma situação que a gente está observando. De qualquer forma, estamos monitorando as entradas aqui na cidade de Manaus, no estado do Amazonas, reforçamos nosso monitoramento no aeroporto e também nos principais portos aqui da capital”.