
No Amazonas, de 1º de janeiro a 22 de junho foram registrados 2.196 casos notificados de Síndrome Respiratória Aguda Grave ( SRAG), sendo 236 casos nas últimas três semanas (02/06 a 22/06).
Desses 2.196 casos notificados de SRAG, foram 955 SRAG por vírus respiratórios, sendo 106 nas últimas 3 semanas. Ainda em 2024, até 22/06, foram registrados 21 óbitos por vírus respiratórios.
Nas últimas três semanas (02/06 a 22/06), as principais comorbidades dos pacientes de SRAG por vírus respiratórios foram cardiopatias (38%), diabetes (23%), hipertensão (20%), pneumopatias (16%) e doença neurológica (10%).
A faixa etária mais atingida são crianças menores de 1 ano (35%); 1 a 4 anos (20%); mas há também ocorrência de em pessoas com mais de 60 anos de idade (22%)
As informações são da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM) atualizados nesta segunda-feira (24), pelo Informe Epidemiológico de Vírus Respiratórios no Amazonas. O documento está disponível em https://abre.ai/j5ie .
Prevenção
Para prevenir a SRAG, a recomendação é a adoção de medidas não farmacológicas, como o uso de máscaras de proteção respiratória, manter as mãos higienizadas, etiqueta respiratória e a vacinação contra covid-19 e influenza.
Atendimentos
Nos casos de maior gravidade, quando apresentam vômito que não cessa, respiração ofegante com cansaço, febre superior a 39º graus, qualquer episódio de convulsão ou sinais de cianose (cor arroxeada), os pais devem ir de imediato a um pronto-socorro.
Para casos leves – atendimento
- Nas Unidades Básicas de Saúde da Prefeitura.
- Em quatro unidades do CAIC, localizados em diferentes zonas de Manaus. São elas:
• CAIC José Carlos Mestrinho, na rua Sete de Abril, 12, bairro Alvorada;
• CAIC Dr. José Contente, no Centro de Convivência Padre Pedro Vignolia, na rua Tupinambá, 119, bairro Cidade Nova;
• CAIC Dr. Moura Tapajóz, no Cetam Galileia, na avenida Marginal Esquerda, 28, bairro Cidade Nova;
• CAIC Dr. Gilson Moreira, com atendimento no CAIC+ Especialidades Maria Helena, na avenida Cristã, 690, bairro Colônia Terra Nova.
Casos graves
A rede estadual de saúde conta com três Hospitais e Prontos-Socorros da Criança (HPSC), em Manaus:
• HPSC da Zona Sul, na Avenida Codajás, bairro Cachoeirinha;
• HPSC da Zona Oeste, na Avenida Brasil, bairro Compensa;
• HPSC da Zona Leste, “Joãozinho”, na Alameda Cosme Ferreira, s/n, bairro São José I.


