Portal Você Online

Amazonas tem 33 vagas abertas para médicos especialistas no SUS

O Ministério da Saúde abriu 33 vagas para médicos especialistas no Amazonas por meio do segundo ciclo do programa Mais Médicos Especialistas, voltado ao reforço do atendimento especializado no SUS (Sistema Único de Saúde). As oportunidades são destinadas a serviços hospitalares e ambulatoriais da rede pública em 15 municípios do estado.

O edital foi lançado na terça-feira (3) em Brasília e faz parte da estratégia federal para ampliar o acesso a consultas, exames e procedimentos especializados, especialmente em regiões com maior demanda e dificuldade de fixação de profissionais.

O prazo de inscrição termina no dia 19 deste mês de fevereiro, por meio da plataforma da UNA-SUS.

Em âmbito nacional, são 900 vagas para médicos especialistas, distribuídos em 16 áreas prioritárias, entre elas anestesiologia, cirurgia geral, radiologia, mastologia, ginecologia e oncologia clínica. A atuação dos profissionais será concentrada em regiões remotas e em áreas com maior vulnerabilidade social.

Atualmente, o Mais Médicos Especialistas conta com 583 profissionais em atividade no país. Com o novo edital, a expectativa do Ministério da Saúde é ampliar esse número para 1.500 médicos. No Amazonas, nove especialistas atuam pelo programa em áreas como oncologia clínica e cirurgia ginecológica e oncológica.

Além do atendimento direto à população, os profissionais selecionados participarão de atividades de aprimoramento profissional, com acompanhamento de instituições de referência, como hospitais vinculados ao Proadi-SUS e à Rede Ebserh. A carga horária inclui 16 horas semanais de prática assistencial e quatro horas de atividades educacionais, como mentorias e imersões técnicas.

O programa também possibilita o ingresso imediato de médicos recém-formados em residência médica no SUS, com o objetivo de estimular a fixação de especialistas e fortalecer a rede pública de saúde nos estados com maior carência de atendimento especializado.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *