Portal Você Online

Amazonas tem baixa adesão a vacina contra influenza; onde imunizar

A vacina está disponível, gratuitamente, nas unidades de saúde do Amazonas com postos de vacinação.

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), alerta a população para reforçar a prevenção contra a influenza, por meio da vacinação. O alerta ocorre diante da baixa cobertura vacinal no estado.


Até esta quarta-feira (23), 67,5% do público-alvo havia tomado a vacina contra a influenza no Amazonas. A meta preconizada pelo Ministério da Saúde é de alcance de 90%.

A imunização é uma medida segura, eficaz e que salva vidas”, destaca a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, acrescentando que a campanha contra a doença está disponível até 31 de julho no estado.


A vacina contra a influenza está disponível, gratuitamente, nas unidades de saúde do Amazonas com postos de vacinação. O público prioritário é formado por crianças, idosos, gestantes, puérperas e povos indígenas vivendo em terras indígenas.


A gerente de Imunização do Departamento de Vigilância Epidemiológica (DVE) da FVS-RCP, Angela Desirée, acrescenta sobre a documentação necessária para atualizar os esquemas vacinais. “Pai, mãe ou responsável, leve documento de identificação pessoal e a caderneta de vacinação e busque a vacinação”, afirma.


A técnica em enfermagem Ivone Bacelar, levou a filha, Ísis Bacelar, de 6 meses de idade, para receber a vacina contra a influenza no mês de junho, em Manaus. “É uma bebê, com imunidade ainda em formação. Estou sempre de olho no tempo certo da aplicação das vacinas”, disse.


Além da vacinação, a orientação da FVS-RCP é que a população mantenha os cuidados de prevenção a doenças respiratórias, como higienização das mãos e etiqueta respiratória (cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar).

Em Manaus

O local e o horário de funcionamento das unidades de saúde em Manaus podem ser conferidos no site da Semsa (manaus.am.gov.br/semsa) ou diretamente pelo link https://bit.ly/salasinfluenza.

Além das unidades que funcionam em horário comercial, há as que funcionam à noite, aos sábados e no caso da Clínica da Família Carmem Nicolau, na zona Norte, também aos domingos e feriados. Há aproximadamente 270 mil doses ainda disponíveis.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *