A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), unidade vinculada à Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM) divulgou nesta quinta-feira (31), o Informe Epidemiológico das Arboviroses no Amazonas. O levantamento está disponível: https: www.fvs.ama.gov.br
De 1º de janeiro até o dia 31 de outubro, foram 34.379 notificados casos suspeitos de arboviroses, sendo confirmados, por critério laboratorial ou clínico-epidemiológicos – sendo 6.666 para dengue – com cinco mortes. Foram 2 óbitos pela doença em Manaus, 2 em Lábrea e 1 em Jutaí.
Além disso, foram registrados também 27 casos de chikungunya, 74 de zika, especificamente por critério laboratorial, 3.182 casos de febre Oropouche – com uma morte e 126 casos de febre do Mayaro.
Na lista de municípios do Amazonas com maior quantidade de casos notificados para arboviroses nos últimos 30 dias estão:
- Tefé (176),
- Manaus (130),
- Guajará (108),
- Jutaí (57),
- Envira (53),
- Tabatinga (19),
- Manacapuru (12),
- Ipixuna (10),
- Humaitá (8),
- Presidente Figueiredo,
- Benjamin Constant (7)
Prevenção
A melhor forma de evitar as arboviroses é combater os focos de acúmulo de água, locais propícios para a criação de mosquitos transmissores das doenças.
Além dessas medidas, a prevenção contra a Febre Oropouche envolve, ainda, evitar adentrar em locais de mata e beira de rios (principalmente entre 9 e 16 horas), limpeza de quintais, evitando o acúmulo de matéria orgânica e, quando possível, recomenda-se o uso de repelentes.
Unidades de imunização
A lista de unidades que ofertam a vacina, com endereço e horários de funcionamento, pode ser conferida no link https://www.manaus.am.gov.br/semsa/wp-content/uploads/sites/8/2024/08/SALAS-DE-VACINA-QDENGA-1.pdf.