Portal Você Online

Amazonas tem crescimento de 4,61% e puxa a economia do Brasil em 2019

Com um crescimento acima da média nacional de 0,89%, o Amazonas foi uma das locomotivas da economia brasileira em 2019, ajudando o país a atingir um indicador positivo no seu Produto Interno Bruto (PIB) registrando uma alta 4,61%. Nos últimos três meses, o estado cresceu 5,97% em relação ao mesmo período do ano anterior. Os estados de Santa Catarina, Goiás e Paraná apresentaram crescimento econômico maior do que o dobro nacional como um todo.

São Paulo não ficou muito atrás, aparecendo em segundo lugar, com média de crescimento anual de 2,75% para o ano. O terceiro estado com números mais promissores foi Santa Catarina, onde a alta foi de 2,54% em 2019. Por outro lado, também houve quem decepcionasse. Minas Gerais (0,6%), Bahia (0,2%) e Espírito Santo (-1,3%) cresceram menos que a média nacional.

Se a economia amazonense continuar nesta mesma toada, 2020 guarda boas perspectivas de crescimento nos próximos meses. Para o governador Wilson Lima, medidas de reorganização fiscal que foram implementadas pela gestão no ano passado levam a perspectivas para o crescimento econômico do Amazonas para este ano na base de 2,3%.

“Agilizamos os processos, reduzimos a burocracia e modernizamos a máquina pública com o objetivo de agilizar os investimentos e a geração de empregos no Amazonas”, disse Wilson Lima recentemente em encontro com empresários.

Outros estados do estados não tiveream a mesma performance. O Rio de Janeiro teve um crescimento tímido para o ano (1,34%), os últimos três meses deixam uma boa impressão: alta de 2,71%. Outros estados que destoaram no último trimestre de 2019 foram São Paulo (2,68%), Goiás (2,68%) e Pernambuco (2,33%). O lado negativo fica por conta de Bahia (0,38%) e Espírito Santo (-2,86%), que tiveram desempenho abaixo da média.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *