Portal Você Online

Amazonas tem redução de quase 90% de queimadas e novas bases de combate a incêndio

O Amazonas registrou queda expressiva de 87% nos focos de incêndio entre janeiro e agosto de 2025.

O resultado, segundo o governador Wilson Lima, é reflexo direto da criação de novos Grupamentos Integrados de Combate a Incêndio e Proteção Civil (GCIPs) no interior do estado, apresentados nesta quinta-feira (18) durante reunião do Comitê Permanente de Enfrentamento a Eventos Climáticos e Ambientais.

Atualmente, dez municípios já contam com as novas bases, que garantem resposta rápida em casos de queimadas, sem depender da mobilização de tropas de Manaus ou da Força Nacional.

A meta é chegar a 16 unidades até o fim do ano e ampliar para 32 municípios em 2026, quase triplicando a estrutura do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM).

Novas ações e tecnologia

Wilson Lima anunciou ainda um convênio de R$ 13,2 milhões com o BNDES para a compra de cinco viaturas Auto Bomba Florestal, previstas para 2026, que atenderão futuras bases em Borba, São Gabriel da Cachoeira, Atalaia do Norte, Eirunepé e Canutama.

Outra iniciativa é o sistema Defesa Civil Alerta, que enviará mensagens gratuitas para celulares em situações de risco. O primeiro teste ocorre neste sábado (20) em Manaus, Manacapuru, Iranduba e Novo Airão.

Desde o início de 2025, o governo inaugurou 11 GCIPs em cidades como Tapauá, Maués, Lábrea e Coari. Cada unidade conta com cinco bombeiros militares, brigadistas locais e apoio logístico das prefeituras.

Os brigadistas recebem treinamento de 18 meses, incluindo combate a incêndios florestais e urbanos, salvamento aquático e atendimento pré-hospitalar.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Eduardo Taveira, a estratégia de descentralização tem sido essencial para enfrentar a estiagem e evitar queimadas em áreas críticas. O governo prevê que a seca deste ano atinja até 30 municípios, afetando cerca de 120 mil famílias.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *