
O Governo do Amazonas anunciou nesta segunda-feira (10) a criação do Comitê Interinstitucional de Proteção, Monitoramento, Guarda e Segurança Escolar, além de um Núcleo de Inteligência e Segurança Escolar (Nise), para monitorar e prevenir a violência nas escolas da rede estadual, na capital e no interior do estado.
O governo estadual informou ainda que serão lançados um disk-denúncia e um e-mail – as informações terão asseguradas o sigilo da fonte.
As medidas visam dar mais segurança nas unidades de ensino do Estado. O anúncio foi feito no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), em Manaus.
Prefeitura
Na semana passada o prefeito de Manaus, Davi Almeida, anunciou a criação de uma ronda escolar municipal para aumentar a segurança nas escolas da cidade.
O projeto conta com 350 agentes treinados pela Casa Militar e faz parte de uma força-tarefa com o governo do Estado para intensificar a segurança da população.
Além das escolas, os agentes também irão colaborar para segurança nas unidades de saúde, que frequentemente são alvos de roubos e furtos.
A ronda escolar municipal faz parte do programa de segurança nas unidades escolares, que custa R$ 41,8 milhões por ano.
Embora não tenham sido registrados ataques concretos a escolas em Manaus, as ameaças de atentados intensificaram, sendo frustradas por agentes de segurança após identificar mensagens online.
Com o monitoramento pelas câmeras a partir do Centro de Cooperação da Cidade (CCC), a prefeitura ampliou o serviço de vigilância, passando de 41 para 159 lentes espalhadas pela capital em agosto de 2022.