O governador do Amazonas, Wilson Lima, baixou decreto transferindo o feriado de elevação do estado a categoria de província do dia 5 para 8 de setembro, uma sexta-feira, e promove um fim de semana antecipado para os servidores públicos estaduais.
Com a mudança, a máquina do Estado funcionará de segunda a quarta-feira, com atendimento ao público no horário normal nas repartições, órgãos e autarquias estaduais. Serviços mais procurados como os PACs, Detran e unidades de saúde atendem normalmente.
“Considerando a necessidade de otimizar o funcionamento da máquina administrativa e o acesso ao serviço público …e a contenção de gastos”, justifica o decreto assinado pelo governador (leia abaixo na íntegra), que afirma ainda que o funcionamento da administração estadual em dias alternados durante toda a semana ‘tende a prejudicar a produtividade e eficiências dos serviços públicos prestados à população amazonense”.
A Prefeitura de Manaus ainda não informou se haverá mudança na data do feriado, que apesar de estadual, também é considerado ponto facultativo.
Saiba mais
O feriado no estado é celebrado em alusão a data em que Dom Pedro II sancionou, em 5 de setembro de 1850, a Lei Imperial N° 582, elevando a comarca do Alto Amazonas à Província do Império, com o nome de Província do Amazonas”