Portal Você Online

Amazonas usará recursos do Banco Mundial e da União para reforçar o sistema de saúde

Governador Wison Lima,com técnicos do Bird e do governo no final de 2019. Foto: Secom

Os repasses federais e os recursos do Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (Bird) serão usados pelo governo do Amazonas para conter o avanço do coronavírus no estado. A informação é do governador Wilson Lima, que visitou o hospital Delphina Aziz, na manhã desta sexta-feira (20) e anunciou a medida durante entrevista ao jornalista Ronaldo Tiradentes, da Rádio/Tv Tiradentes.

O Bird, também conhecido como Banco Mundial, é uma instituição financeira internacional que oferece empréstimos a países em desenvolvimento e atua como uma cooperativa de nações disponibilizando seus recursos para investimentos em infraestrutura. No caso do Amazonas, o banco internacional destinou um aporte de pouco mais de um R$ 1 bilhão para políticas públicas nas áreas fiscal, saúde, meio ambiente e agricultura. Boa parte desse dinheiro é usado no Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus (Prosamim).  

“Temos uma sobra dos recursos devido à alta do dólar. O Bird disse que podemos usar o dinheiro para a nossa estrutura hospitalar e vamos fazer isso no Hospital e Pronto Socorro 28 de Agosto, Pronto Socorro João Lúcio e em outras unidades do sistema”, anunciou o governador do Amazonas.

Ainda segundo Wilson Lima, o Estado vai usar o repasse de recursos federais, da ordem de R$ 8 a 16 milhões, na compra de insumos como máscaras, luvas, toucas e outros materiais essenciais no uso diário pelos profissionais de saúde.

“Estou conversando com ministro da saúde para que ele desvincule esse dinheiro e gente possa investir contra o coronavírus”, disse Lima que descartou, ainda, fazer uma contraprova para saber se tem o coronavírus. “Fiz o exame e a equipe médica avaliou que não há necessidade”.   

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *