
Acabou a fase preventiva, educativa, de orientação e notificação. A partir do próximo sábado, será tolerância zero com as festas clandestinas e eventos não autorizados, em Manaus. Após anunciar na tarde de hoje (23) o fechamento de bares, restaurantes e casas de shows, o governador do Amazonas, Wilson Lima, determinou que a fiscalização intensifique o cerco contra os eventos clandestinos para conter a transmissão do coronavírus.
“A gente percebeu que o resultado não foi tão significante. Então a determinação a partir de hoje é que os equipamentos de som sejam recolhidos e bebidas apreendidas. Estamos fazendo isso para não entrar em colápso”, disse o governador.
Em conferência com a imprensa, após reunião com o Comitê de de Combate a Covid-19, ele demonstrou preocupação com as raves e festas, principalmente as realizadas em sítios e chácaras nas áreas rurais de Manaus, como no Tarumã.
Segundo ele, eventos como as últimas eleições municipais e as festas clandestinas foram as principais responsáveis pelo crescimento da média de transmissão do coronavírus na capital amazonense.
Para o governador, os frequentadores dos eventos clandestinos são pessoas entre 20 e 49 anos de idade. “Mas os que estão morrendo mais, tem acima de 60 anos, e eles representam mais de 73% dos mortos. Isso indica que muitos estão levando para dentro de casa o vírus e colocado em risco os pais, os avós e outras pessoas da família que tenham comorbidades”.
“São jovens, adolescentes, netos e sobrinhos que vão para as baladas e levam o vírus para dentro de casa”, afirmou o governador.
Fiscalização

A repressão contra as festas e shows clandestino é feita pela Comissão Integrada de F conta com equipes da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Departamento Estadiscalização, coordenada pela Secretaria de Segurança do Amazonas (SSP-Am), que reúne agentes de Trânsito (Detran-AM), Ouvidoria da SSP-AM, FVS-AM, Visa Manaus, IMMU, Defesa Civil do Estado e GGI.
A CIF tem intensificado sua atuação, principalmente nos finais de semana. Em um deles, interditou uma aglomeração com cerca de 2 mil pessoas no Parque das Laranjeiras, na Zona Centro-Sul de Manaus, durante a gravação do DVD de uma banda de forró.
O trabalho da CIF é fiscalizar o cumprimento do decreto de prevenção à Covid-19 e boa parte é feita a partir de denúncias feitas pela população através do 190.



