
O Ministério da Saúde enviará esta semana cinco caixas de vacinas da Pfizer, com 5.850 doses, destinadas ao público com comorbidades, gestantes, puérperas e deficiência permanente. A remessa será utilizada para primeira aplicação nesse grupo prioritário.
A distribuição das primeiras 500 mil doses – do total de 1 milhão recebidas na última quinta-feira (29) – começa nesta segunda-feira (3) para as 27 unidades da Federação.
A vacinação com este imunizante contemplará aproximadamente 454.705 mil pessoas, que representam 1,6% dos grupos prioritários.
Ao todo, os estados da região Norte receberão 26 caixas da Pfizer, com 30.420 doses da vacina. No Nordeste, serão 90 caixas do fármaco, com 105.300 unidades ao todo.
A região Sudeste ficará com 208 caixas da Pfizer, com um total de 243.360 unidades da vacina. No Sul, 71 caixas serão distribuídas, com 83.070 doses. O Centro-Oeste ficará com 427 caixas e um total de 499.590 unidades.
Saiba mais
As vacinas tem que ficar armazenadas em temperaturas entre -25°C e -15°C por até 14 dias. Elas ficarão em containers climatizados na sede da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM), em Manaus.
De acordo com o diretor-presidente da FVS-AM, Cristiano Fernandes, Programa Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde, tem previsão de chegada nos próximos dias e a institução está preparada para manter e conservar o imunizante.
“Por ter características específicas, a temperatura tem que ser mais baixa que as dos freezers convencionais que a gente usa nas câmaras refrigeradas dos municípios. Ela vai ser destinada à população aqui da capital e precisa de um rigor maior em relação ao controle de temperatura”, explicou.