Pesquisa divulgada nesta quinta-feira (12) pelo IBGE mostra que o Amazonas registrou a maior queda (-3%) no volume de vendas no varejo no mês de outubro em comparação com o mês de setembro, entre as unidades da federação incluídas no levantamento.
Os indicadores negativos também foram registrados no Piauí (-1,1%) e Amapá (-1,0%).
Em outubro de 2024, o volume de vendas do comércio varejista avançou 0,4% na comparação com setembro, na série com ajuste sazonal.
No mês anterior, havia tido variação positiva de 0,6%. Os resultados positivos foram registrados em 19 das 27 Unidades da Federação, com destaque para: Roraima (4,3%), Espírito Santo (3,1%) e Mato Grosso (2,1%).
No comércio varejista ampliado o Amazonas ficou em 1,2% positivo, indicador acima do índice nacional de 0,9%.
O segmento inclui atividades relacionadas às vendas de veículos, motos, partes e peças, material de construção e atacado especializado em produtos alimentícios, bebidas e fumo,
Para a mesma comparação, no comércio varejista ampliado, a variação entre setembro e outubro de 2024 foi de 0,9% com resultados positivos em 22 das 27 Unidades da Federação, com destaque para: Tocantins (4,6%), Roraima (4,4%) e Rondônia (3,6%). Por outro lado, pressionando negativamente, figuram 5 das 27 Unidades da Federação, com destaque para Goiás (-0,9%), Paraíba (-0,9%) e Paraná (-0,9%).