Portal Você Online

Amazonastur realiza ação contínua para fortalecer turismo seguro em Manaus

O Governo do Amazonas, por meio da Empresa Estadual de Turismo (Amazonastur), realiza, neste domingo (23), mais uma ação de sensibilização junto aos tópicos de serviços turísticos no Centro Histórico de Manaus. O objetivo é orientar e garantir que a atividade turística seja realizada de forma legalizada, segura e comprometida.

A iniciativa conta com o apoio da Polícia Turística da Polícia Militar (Politur) e da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados e Contratados do Estado do Amazonas (Arsepam).

Desde janeiro deste ano, o trabalho acontece de forma contínua aos fins de semana. E a iniciativa já contabilizou 132 notícias de serviços turísticos, sendo 47 guias de turismo, 26 transportadoras turísticas, 11 agências de turismo e 48 embarcações.

Durante a operação, a equipe da Amazonastur atua na renovação de cadastros vencidos e no cadastro de novos empreendimentos que operam no setor, por meio do Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur), do Ministério do Turismo.

Para a chefe do Departamento de Registro e Sensibilização da Amazonastur, Giovanna Tapajós, o trabalho de campo é essencial para garantir a qualidade dos serviços oferecidos aos visitantes.

“Essas ações são fundamentais para garantir que o turismo no Amazonas aconteça de forma segura, legal e com qualidade. Nosso trabalho é orientar, sensibilizar e apoiar as discussões de serviços turísticos para que estejam devidamente regularizados no Cadastur.

Além da verificação documental, as ações visam garantir que as agências tenham contratações devidamente credenciadas, promovendo o ordenamento e a valorização da profissão.

As ações também incluem campanhas de conscientização como “Nunca Toque, Observe”, que orientam turistas e falam sobre a importância da preservação da fauna silvestre, e iniciativas de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes no turismo.

Cadastro

O Cadastur é um programa fundamental para a estruturação do setor, proporcionando benefícios como acesso a programas de qualificação, participação em feiras e eventos turísticos e linhas de crédito específicas. A regularização garante mais segurança aos visitantes e fortalece a alteração do turismo amazonense.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *