Portal Você Online

Amazonense brilha no RJ e conquista Brasileiro de Muay Thai

Em sua primeira luta oficial na carreira, a amazonense Fernanda Almeida Morais de Oliveira, 21, atleta da Academia Champions Factory Manaus, conquistou, neste sábado (08), o Campeonato Brasileiro de Muay Thai, disputado no Rio de Janeiro (RJ). Fernanda, que está no esporte há apenas um ano, derrotou a adversária do Estado do Rio Grande do Sul na categoria 57 kg.

“Foi uma luta muito dura. Minha primeira luta oficial em uma viagem fora do estado do Amazonas. Estou há pouco mais de um ano no esporte e com muita superação, esta é a palavra, consegui focar no que o mestre Rodrigo me orientou, e derrotei a campeã gaúcha”, declarou a amazonense que está no 7º período do curso de Medicina em uma Universidade do Amazonas.

Fernanda conta que intensificou os treinos desde o último mês de agosto, em preparação para a competição nacional.
“Fiz um treino específico para este campeonato com o Mestre Savareda. Foquei muito nos treinamentos, na dieta, sob a orientação da nutricionista Carla Mariana. O resultado, graças a Deus, veio com a medalha de ouro para o Amazonas”, declarou a jovem amazonense.

Talento

Responsável pelo ensinamento da arte marcial tradicional da Tailândia, o mestre Rodrigo Savareda, da Champions Factory Manaus, destaca que Fernanda Morais já é considerada um novo talento do esporte no Amazonas.

“Na primeira luta, ela já desbancou uma campeã. Ela é diferenciada, fria. Parecia que já tinha várias lutas (na carreira). Fala pouco e treina muito. Sem dúvida, tem um futuro muito grande no esporte”, declarou o professor que atua no Muay Thai há mais de 23 anos.

Academia campeã

De acordo com o mestre Rodrigo, a Champions Factory em toda a sua trajetória no Amazonas já faturou 15 títulos do Campeonato Brasileiro. Nesta edição, dos seis amazonenses que disputaram a competição no Rio de Janeiro, 5 foram campeões, sendo dois classificados para disputar o mundial, na Tailândia, em março de 2026.

Além de Fernanda Morais, foram vencedores: Kamila Pantoja, Vinicius Vieiralves, Paulo Neves (vaga para Tailândia), Gabriel Perez (vaga para Tailândia).

‘Arte das 8 armas’

O Muay Thai é uma arte marcial tradicional da Tailândia, conhecida como “a arte das oito armas”, por usar punhos, cotovelos, joelhos e canelas nos golpes. Originado há mais de 700 anos, o Muay Thai foi inicialmente uma técnica de defesa militar e, com o tempo, transformou-se em um esporte nacional e símbolo cultural tailandês. Surgiu como técnica de guerra e tornou-se um esporte nacional e símbolo cultural.

Hoje, é praticado no mundo todo para condicionamento físico, autodefesa e competição, unindo força, técnica e disciplina. Foi reconhecido pelo Comitê Olímpico Internacional em 2016.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *