A amazonense Clarice Ribeiro ficou em quinto na categoria Ligeiro (-48kg) no Troféu Brasil de Judô Adulto. Ela lutou nesta sexta-feira (1º) no primeiro dia de provas da competição que acontece em Minas Gerais.
Clarice estreou contra Laura Soken (CAP-SP) e venceu. Na fase seguinte, ela superou Gabriely Rosa, mas acabou caindo nas quartas de final para Hanna Nascimento.
Na repescagem, a atleta de 16 anos venceu Eduarda Francisco (Instituto Reação-RJ), mas foi derrotada por Laura Ferreira, fechando sua participação na quinta colocação.
A campeã da categoria foi Natasha Ferreira (Sociedade Morgenau, PR), que superou Hanna Nascimento (Instituto Tiago Camilo, SP) na semifinal. Mariana Nunes e Laura Ferreira completaram o pódio com o bronze.
A prova marca o início da atleta na categoria sênior. Com apenas 16 anos, Clarice já é bicampeã Mundial de Judô no sub-sub-18, além de um bronze no Mundial sub-21.
O objetivo é buscar pontos do ranking e, consequentemente, um lugar na seleção brasileira.
A competição reúne a elite do judô brasileiro em Belo Horizonte. Mais de 530 judocas de 89 clubes são esperados na capital mineira, maior número já registrado na história do evento, que é o mais tradicional do calendário da Confederação Brasileira de Judô. As provas vão até o próximo domingo.
Os campeões de cada categoria do Troféu Brasil, junto aos três melhores clubes do quadro geral, receberão investimentos para competições internacionais, além das equipes campeã e vice-campeã do Grand Prix Nacional.