Portal Você Online

Amazonenses afetados pelas enchetes recebem vacina contra a Covid-19

Mais de 129 mil doses já foram distribuídas para municípios das calhas do Juruá, Purus e Madeira

Mesmo com a enchente afetando fortemente boa parte dos municípios do Amazonas, o Governo do Estado tem mantido a distribuição de vacinas contra a Covid-19 e executado, junto a prefeituras e secretarias municipais, a campanha de vacinação.

Até o momento, mais de 129 mil doses foram distribuídas para os 19 municípios avaliados pela Defesa Civil como os mais propensos a registrarem maiores danos provocados pela subida dos rios.

Segundo dados da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS), o número de doses repassadas aos municípios nas calhas do Juruá, Purus e Madeira chegam a 129.150 doses.

A quantidade de vacinas aplicadas nas cidades dessas calhas – com mais de 23 mil famílias em áreas afetadas – conforme o “vacinômetro”, foram 48.524, correspondendo a 69,2% do público prioritário (profissionais de saúde, indígenas aldeados e idosos) recebendo a primeira dose e 21,7% a segunda dose.

Wilson Lima repassou doses de vacinas contra a Covid-19 e pediu aos prefeitos que a campanha de imunização não seja suspensa. “Esse é um apelo que eu faço a todos os prefeitos: que a vacinação da Covid-19 continue, apesar de toda essa dificuldade com logística, porque a vacina contra a Covid é a arma mais poderosa contra essa pandemia”, disse o governador.

As ações do Governo do Estado continuam nos municípios para garantir o apoio, tanto em ações humanitárias da enchente quanto em relação à vacinação. A distribuição das vacinas é de responsabilidade da FVS, organizando em conjunto com os municípios a logística de entrega dos imunizantes, seja por via aérea, fluvial ou terrestre.

O secretário executivo adjunto de Atenção Especializada do Interior da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), Cássio Espírito Santo, destacou a parceria com as equipes municipais para garantir o seguimento da campanha de vacinação.

Interior – Na calha do Juruá, o município de Itamarati (a 985 quilômetros de Manaus) é um dos mais atingidos pela enchente, além de cidades como Envira, Ipixuna, Eirunepé, Guajará, Juruá e Carauari. A cidade com 7.814 habitantes enfrenta a subida do rio Juruá, que já afeta mais de mil famílias, conforme dados da Defesa Civil.

A vacinação contra a Covid-19 acontece em duas Unidades Básicas de Saúde (UBS) da prefeitura, sendo uma delas uma UBS Fluvial, atendendo cerca de 50 comunidades afastadas, e outra em área terrestre.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *