
Nove atletas paralímpicos amazonenses brilharam no Campeonato Brasileiro de Jovens Loterias Caixa de Atletismo Paralímpico Sub-17, Sub-20 e Sub-23, que encerrou nesta quinta-feira (16) no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, na cidade de São Paulo (SP). Ao todo, os talentos barés conquistaram 23 medalhas, sendo 21 de ouro, duas de prata e uma de bronze, colocando o paratletismo amazonense em destaque nacional.
O Campeonato Brasileiro reuniu mais de 500 paratletas e serviu como vitrine para a comissão técnica do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) observar e identificar talentos para futuras seleções. O resultado do campeonato entrará no ranking brasileiro, influenciando na renovação do Bolsa Atleta para atletas que se destacarem.
Representando a Associação Amazonas Paralímpico, os medalhistas foram Cleonor Camarão, Manassés Cruz Moura, Ludmarlon Rocha e Raianne Vitória, que tiveram as passagens aéreas compradas pelo Comitê Brasileiro de Clubes Paralímpico (CBCP). Os medalhistas do clube Endurance, Adriano Moura, João Lucas, Kauã Barbosa, Kevin Kildery e Marcos Fabiano tiveram as passagens compradas por meio de doações e cotas entre amigos.
Experientes em competições nacionais, todos os paratletas iniciaram a jornada esportiva em idade escolar, quando participaram das Paralimpíadas Escolares, conquistando notoriedade, destaque nacional e respeito dos adversários. Desses, quatro ainda tem idade para disputar a competição.
Como é o caso da patatleta Cleonor, aluna da Escola Estadual Augusto Carneiro, que bateu o recorde da competição na prova dos 800 metros, classe T37 (atletas com transtorno do movimento e falta de coordenação motora de grau moderado em um dos lados do corpo), Sub-20, com o tempo de 3’39”96. Ela, que tem deficiência auditiva e paralisia cerebral, ficou com a prata na prova dos 100m.
Segundo o coordenador do Núcleo de Desporto Escolar da Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar, professor Joniferson Vieira, os atletas podem entrar na renovação do Bolsa Atleta, recebendo uma quantia que ajuda no treinamento a partir de 2025. Entre os destaques estão João Lucas, Cauã, Adriano e Kevin, que começaram nas Paralimpíadas Escolares e agora seguem carreira adulta.“O torneio também avalia jovens nas categorias escolares, servindo como termômetro para futuras medalhas e oportunidades de bolsas estaduais”, frisou.
De olho nas Paralimpíadas Escolares 2025
Joniferson destaca que o Campeonato Brasileiro serve de termômetro e ajuda a preparar os paratleta em idade escolar para as Paralimpíadas Escolares, que neste ano acontece entre os dias 17 e 29 de novembro, no CT Paralímpico.“
Além do atletismo, o a delegação do Amazonas terá representante nas Paralimpíadas Escolares na bocha, natação, halterofilismo e, pela primeira vez um paratleta no judô para deficiente visual.
Campeonato Brasileiro de Jovens: Sub17, Sub20 e Sub23 Loterias Caixa de Atletismo.
Marcos Biazze T e F12
1° lugar 1.500m
1° lugar 800m
3° lugar Arremesso do Peso.
Guilherme/ Atleta Guia
1° lugar 1.500m
1° lugar 800m
Adriano Moura F e T47
Adriano
1° lugar Salto em distância
2° lugar 200 metros e
5° lugar 100 metros.
Ludmarlon Rocha – F13
Ludmarlon
1° lugar Lançamento do Disco
1° lugar Arremesso do Peso
1° lugar Lançamento Dardo
Kevin Kildery – F12
Kildery
1° lugar Lançamento do Disco
1° lugar Arremesso do Peso
1° lugar Lançamento do Dardo
João Lucas – F37
João Lucas
1° lugar Arremesso do Peso
2° lugar Lançamento do Disco
2° lugar Lançamento do Dardo
Cleonor Camarão – T37
Cleonor
1° lugar 800m
2° lugar 100m
2° lugar 400m
Raianne T53
Raianne
1° lugar 800m
1° lugar 100m
1° lugar 400m
Manassés F35
Manassés, com a medalha de ouro
1° lugar Lançamento do Disco
1° lugar Arremesso do Peso
1° lugar Lançamento do Dardo
Kauã T34
Kauã ao lado de Raianne
1° lugar 100m
1° lugar 400m