
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e a Entidade Administradora de Faixa (EAF) anunciaram, nesta terça-feira (1º), o início da implementação de três das seis Infovias na Bacia Amazônica – Rios Negro, Solimões, Madeira, Juruá e Branco, previstas pelo edital do Leilão do 5G.
São mais de 10 mil km de cabos de fibra óptica subaquático que vão possibilitar, dentre outros benefícios, a infraestrutura da telecomunicação na região. Ao todo, serão R$ 1,5 bilhão em investimentos. A perspectiva é que todas as infovias fiquem prontas até 2025.
As três infovias fazem parte do Norte Conectado, programa do governo federal que prevê a implementação de nove infovias pelos rios da Amazônia. A EAF será responsável pela construção de seis delas.
Os investimentos na implementação vem das operadoras que participaram do leilão e arremataram os lotes regionais do 5G, que são a Claro, TIM e a Vivo.
A primeira fase da implementação contempla as infovias 02, 03 e 04, com mais de 2 mil quilômetros de cabos que ligarão municípios do Amazonas, Amapá, Pará e Roraima.
Na segunda etapa serão implementadas as infovias 05, 06 e 08, com mais de 6 mil quilômetros de cabos conectando municípios do Amazonas, Rondônia e Acre.
O primeiro lançamento será o da Infovia 04, que terá mais de 500 km de extensão nos rios Negro e Branco, previsto para ser iniciado na última semana de agosto.
Ela vai conectar as localidades de Vila de Moura (AM), Santa Maria do Boiaçu (RR), Caracarai (RR), Iracema (RR), Mucajaí (RR) e Boa Vista (RR).
As Infovias 02 e 03 estão previstas para serem implementadas no último trimestre de 2023. A 02, a maior delas, tem cerca de 1.200 km de extensão no Rio Solimões, conectando as cidades amazonenses de Tefé, Alvarães, Uarini, Fonte Boa, Jutaí, Tonantins, Santo Antônio do Içá, Amaturá, São Paulo de Olivença, Belém de Solimões, Tabatinga, Benjamin Constant e Atalaia do Norte. Ela vai viabilizar a conexão entre os postos avançados do exército e as fronteiras.
Já a infovia 03, com 624 km de extensão, vai conectar as cidades de Belém (PA), Ponta de Pedra (PA), São Sebastião da Boa Vista (PA), Curralinho (PA), Bagre (PA), Breves (PA), Afuá (PA) e Macapá (AP). Essa infovia é importante pelo impacto comercial e econômico, pois passa por regiões com importantes empresas que atuam no desenvolvimento local.
O vice-presidente da Anatel Moisés Moreira e o presidente da EAF, Leandro Guerra, acompanharam o transbordo dos cabos de fibra óptica que serão usados nas Infovias 02, 03 e 04.