Portal Você Online

Amazonino é sócio de empresa ligada a Bolsonaro; diz Site Intercept

Amazonino é apontado nas pequisas como líder nas eleições para prefeito de Manaus

Em uma reportagem publicada pelo site The Intercept Brasil, no último dia 15 de junho, intitulada “Escola sem Partido”,  mostra o cenário em que aulas on-line, durante as medidas de distanciamento social por conta da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), obrigam alunos a usar um aplicativo de empresa obscura que criou TV Bolsonaro e cita o ex-governador Amazonino Mendes (Podemos), como pessoa ligada a empresa com raízes bolsonaristas.

A reportagem fala sobre o crescimento de uma empresa IP.TV, também conhecida como ‘Mano’, que antes atuava isoladamente e que, durante a pandemia da Covid-19, ganhou dimensão nacional com contratos em diversos Estados da federação. O principal canal da empresa é a TV Bolsonaro, criada segundo o Intercept, para espalhar “as mentiras e teorias da conspiração que alimentam a fanática claque do presidente de extrema direita”.

Conforme a reportagem do Intercept, a empresa é responsável por aplicativos usados por 7,1 milhões de alunos e professores de São Paulo, Paraná, Amazonas e Pará para aulas à distância. A empresa, pouco conhecida mesmo no meio em que atua, é ligada a políticos bolsonaristas e a um acusado de participar de uma rede de prostituição de menores de idade.

Ligação – De acordo com o Intercept, para entender como uma empresa pequena e pouco conhecida se tornou a principal solução de ensino à distância no país, é preciso olhar para as relações de poder de seus sócios.

“Apesar de ter sede no Rio de Janeiro, a história da IP.TV remonta ao Amazonas. O proprietário da empresa, Eduardo Patrício Giraldez, é sócio de Waldery Areosa Ferreira Junior, empresário do ramo da educação e acusado de participar de uma rede de prostituição de menores de idade junto com o pai. Os dois são sócios da Hexágono Soluções em Tecnologias da Informação, sediada em Manaus. Giraldez hoje mora nos Estados Unidos e defende o sistema de homeschooling, ou educação domiciliar, outra bandeira comum da extrema direita”, diz parte da reportagem.

Ainda segundo a reportagem, um dos 11 sócios da IP.TV, Cláudio Dutra, é elo entre a empresa de Rio Bonito e Amazonino Mendes, ex-governador do Amazonas. O Intercept explica que Dutra é sócio de Marcelo Potomati, que compartilha dois negócios com Amazonino e quatro com o filho do ex-governador, Armando Mendes, conhecido no Estado como “Armandinho”. Entre eles, a rádio Mix de Manaus, uma das mais ouvidas da região, que é administrada por Potomati e Armandinho.

“A emissora é uma grande divulgadora do Mano: sua programação online está no aplicativo, que é citado em postagens em redes sociais da rádio com hashtags como #Mano e #SuperAppMano. A IP.TV disse que os negócios de um dos sócios com o grupo de Amazonino ‘“não dizem nenhum respeito à empresa’”, diz outra parte da reportagem.

Fonte: The Intercept Brasil

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *