Portal Você Online

Americano Robert Francis Prevost é o novo Papa: Leão XIV

Robert Francis Prevost é o papa Leão XIV

O colégio de cardeais elegeu, nesta quinta-feira (8), o cardeal Robert Francis Prevost, de 69 anos, dos Estados Unidos, como próximo líder da Igreja Católica. O sucessor de Francisco será o 267º clérigo a ocupar no cargo. Ele é o primeiro pontífice norte-americano e escolheu o nome de Leão XIV.

O Papa Leão XIV não é apenas o primeiro Papa americano, mas também o primeiro a ler um discurso escrito. Antes dele os Pontífices faziam discursos de improviso na sacada da Basílica de São Pedro.

Quando apareceu na sacada da Basílica de São Pedro para ser visto pela primeira vez pelos fiéis, o novo Papa, Leão XIV, rezou a Urbi et Orbi, oração geralmente feita em apenas três circunstâncias: escolha do novo Pontífice, Natal e Páscoa. Em latim, o termo significa “À cidade (de Roma) e ao mundo”.

O cerne da oração é o perdão concedido aos pecados. No começo, o Papa pede “que os Santos Apóstolos Pedro e Paulo, em cujo poder e autoridade confiamos, intercedam por nós diante do Senhor”.

Em suas primeiras palavras como Papa, Leão XIV disse à multidão na Praça de São Pedro: “A paz esteja com todos vocês (…) A humanidade precisa de uma ponte para alcançar Deus”.

— Esta é a primeira saudação de Cristo ressuscitado, o bom pastor que entregou a vida por Deus — disse ele, explicando a escolha da saudação. — E eu gostaria também que esta saudação de paz entrasse em nossos corações e em nossas famílias.

Leão XIV parecia visivelmente emocionado enquanto acenava para a multidão que está na praça abaixo da sacada. Ele escolheu Leão XIV, que não era usado desde 1878. Naquele ano, no dia 20 de fevereiro, Vincenzo Gioacchino Raffaele Luigi Pecci Prosperi Buzzi seria escolhido o novo Papa em conclave e decidiria por usar o Leão XIII. Antes disso, Leão XII foi o representante máximo da Igreja Católica entre 1823 e 1829.

O recém-eleito Papa Leão XIV assume o pontificado com a marca de uma trajetória missionária e uma visão pastoral alinhada à reforma proposta pelo antecessor, Papa Francisco. Natural de Chicago e com formação agostiniana, o novo Pontífice serviu como missionário no Peru e foi bispo de Chiclayo por mais de oito anos. 

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *