
O deputado federal Amom Mandel (Cidadania/AM), divulgou vídeo em suas redes sociais, nesta sexta-feira (29), onde afirma que não será candidato a Prefeitura de Manaus nas próximas eleições de outubro do ano que vem. Apesar de aparecer em segundo lugar nas pesquisas de intenção de votos dos manauaras, ele diz que ainda tem de cumprir seu mandato em Brasília e que nunca lançou candidatura ao Executivo municipal – veja o vídeo na íntegra abaixo.
“Nunca me lancei oficialmente como candidato. Acredito que a nossa missão na Câmara dos Deputados ainda não terminou e tem muita coisa que ainda quero fazer e não fiz, por esse motivo venho aqui dizer que não quero ser candidato à Prefeitura de Manaus”, reforçou Mandel.
Na última pesquisa Ipec – antigo Ibope – o deputado surge ameaçando a reeleição do prefeito David Almeida com 27% contra 36% do seu adversário levando a eleição para um segundo turno.
Mandel foi eleito o deputado federal mais votado pelo Amazonas em 2022, com 288 mil votos, deixando a Câmara Municipal de Manaus (CMM), onde se elegeu vereador com 7,5 mil votos em 2020.
Aos 22 anos, ele possui 248 mil seguidores no Instagram, 79,6 mil seguidores no TikTok, 28,5 mil seguidores no X (antigo Twitter) e engajou mais de 2 milhões de visualizações nos últimos dois meses com postagens nas redes.
Com a decisão de Mandel em não concorrer, o cenário atual na corrida pela cadeira de prefeito de Manaus deixa David Almeida isolado na liderança, longe de seus mais próximos perseguidores que pela ordem, de acordo com a última pesquisa estimulada do Ipec são: o deputado federal Capitão Alberto Neto (PL) com 8%; seguido do ex-prefeito Arthur Neto, 6%; do deputado estadual Roberto Cidade, 4%; e Anne Moura, 2%. O coronel Menezes, potencial candidato não aparece na pesquisa porque está sem partido.
No levantamento, não souberam dizer ou não responderam 3%. Os que disseram votar em branco ou nulo foram 14%.