
A Agência Nacional Telecomunicações (Anatel) vai levar internet de alta qualidade para a Região do Alto Solimões, no Amazonas, até Letícia, na Colômbia, ainda este ano pelo projeto do governo federal “Amazônia Integrada e Sustentável”. .
Segundo a agência, a ligação será feita por cabos de fibra óptica por meio do Rio Amazonas. O projeto original, pensado para o Alto Solimões, também possibilitou à agência de levar o serviço para o país vizinho, que tem Letícia fazendo fronteira seca, ligada por uma rua, com Tabatinga, a 1.100 km de Manaus.
De acordo com a Anatel, das seis infovias anunciadas para a região, três devem ficar prontas até o fim do ano. As negociações devem avançar nas próximas semanas e a data para uma “ligação internacional” ainda não foi divulgada.
Sobre o programa
Instituído em novembro de 2021 no governo do ex-presidente Jair Bolsonaro, o Programa Amazônia Integrada e Sustentável visa implantar rede de transporte de fibra óptica de alta capacidade ao longo dos rios da região amazônica e de redes metropolitanas nos municípios conectados à rede de transporte.
As redes implementadas permitirão a conexão de estabelecimentos públicos, como instituições de ensino, unidades de saúde, bibliotecas, instituições de segurança pública e tribunais.
O decreto autorizou, ainda, a realização de parcerias, públicas ou privadas, para utilização da capacidade excedente das redes implantadas, garantindo a sustentabilidade econômica do Programa e permitindo a oferta de serviços de telecomunicações, o que será garantido por um Comitê Gestor a fim de alcançar o principal objetivo do programa, que é ofertar serviço de banda larga de boa qualidade à população da Amazônia.
“Isso é fundamental porque a conectividade, a internet, ela diminui as distâncias, facilita o empreendedorismo, facilita o social, e quando falo de questão social, falo de educação, falo de saúde, falo de assistência social, então isso é um ganho muito grande para aquela região da Calha do Solimões”, disse o governador do Amazonas, que será um dos maiores beneficiados pela obra, Wilson Lima.