Portal Você Online

Anatel promete ao Amazonas internet melhor que Sul e Sudeste

A região do Alto Solimões, no Amazonas, deve ser a próxima área a receber o “Programa Amazônia Integrada e Sustentável” (Pais), que vai disponibilizar acesso à internet de boa qualidade.

O anúncio foi feito pelo governador Wilson Lima (UB), em encontro com o presidente da Anatel, Carlos Baigorri, na manhã desta quarta-feira (20), no evento “Conectividade na Amazônia”.

O programa vai implementar fibra óptica ao longo dos rios da região. Em busca de democratizar o acesso à internet no interior do Amazonas, Lima chegou a questionar de Baigorri se essa população do Amazonas teria internet em nível de “qualidade do Sul e Sudeste do Brasil”, e o presidente da Anatel informou que “pode ser até melhor”.

As falas foram publicadas nas redes sociais de Wilson Lima, que aproveitou também para anunciar que o programa Pais chega entre os meses de dezembro de 2023 e fevereiro de 2024 no Alto Solimões, que inclui: Tabatinga, Benjamin Constant, São Paulo de Olivença, Santo Antônio de Içá, Atalaia do Norte, Tonantins, Fonte Boa, Jutaí e Amaturá.

“Estamos falando sobre Norte Conectado, Amazônia Conectada, que agora passa a ser um projeto integrado para levar a comunicação aos nossos irmãos que estão em lugares mais distantes, principalmente na região do Alto Solimões”, disse o governador.

O Pais é um projeto federal que visa implantar rede de transporte de fibra óptica de alta capacidade ao longo dos rios da região amazônica e de redes metropolitanas nos municípios conectados à rede de transporte. As redes implantadas permitirão a conexão aos demais serviços.

“Permitir que a gente faça essa infraestrutura e levar conectividade para o povo da Amazônia e levar cidadania, educação e garantir, junto com o Estado, que a população seja cada vez melhor servida de telecomunicação e de tecnologia. A nossa expectativa é que entre dezembro e fevereiro, a gente consiga ancorar cabos ali em Tabatinga e, a partir daí, já começar a distribuir internet para a população”, apontou o presidente da Anatel.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *