Amazonas é o primeiro estado a retomar as atividades presenciais, diz Seduc

Cerca de 110 mil alunos da rede pública estadual de Manaus (AM) retornam às aulas presenciais nesta segunda-feira (10). A volta acontece cinco meses após a suspensão das atividades por conta da pandemia do novo coronavírus, e um mês após o retorno das escolas particulares.
Nesse primeiro momento voltam às escolas alunos do Ensino Médio e da modalidade de Ensino de Jovens e Adultos (EJA). No interior do estado do Amazonas, as aulas seguem pela televisão e sem previsão para o retorno presencial.
“O Amazonas é o primeiro estado a retomar as atividades presenciais”, diz o secretário de Educação, Luís Fabian
De acordo com a Seduc, a volta às salas de aula ocorre de maneira gradativa e híbrida e com apenas com 50% da capacidade. Os primeiros a retornar são os estudantes do Ensino Médio regular e da modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Já no dia 24 de agosto, retornam os alunos do Ensino Fundamental (anos iniciais e finais). Eles serão divididos em grupos e só comparecerão às aulas em dois dias da semana. Nos outros, seguirão acompanhando, de casa, as teleaulas.
O plano prevê:
- Distribuição de um milhão de máscaras a todos os profissionais e estudantes, e uso obrigatório das mesmas;
- Reforço nas práticas de higiene pessoal, como lavagem correta das mãos nas pias instaladas nos ambientes comuns
- Distanciamento de, pelo menos, 1,5 metro entre as pessoas, tanto na sala de aula como nos corredores e refeitórios
- Limpeza constante das superfícies para evitar a proliferação do vírus.
Para o retorno às aulas, todas as turmas serão divididas em blocos A e B, frequentando as escolas de maneira intercalada:
- Às segundas e quartas-feiras, o bloco A assiste às aulas presenciais
- Às terças e quintas-feiras, será a vez do bloco B conferir as atividades presenciais.
- As sextas-feiras serão destinadas aos professores, que realizarão o seu planejamento de conteúdos.

Alunos vão à escola de máscara – As aulas presenciais do Ensino Médio da rede pública estadual retornam com os estudantes amazonenses redobrando os cuidados na prevenção ao coronavírus com o uso obrigatório de máscara, além do cumprimento de todo um protocolo de segurança antes de entrar na sala de aula.
Além do uso da máscara obrigatória, os estudantes seguirão um ritual de procedimentos ao chegarem em suas escolas: lavar as mãos com água e sabão nas pias instaladas na entrada das unidades escolares, secar as mãos, utilizar os cotovelos para fechar a torneira e acionar os dispensador de papel toalha.
Após higienizar as mãos, o aluno entrará na escola, onde vai higienizar os sapatos em um tapete de descontaminação. Os estudantes, então, passarão por um totem com álcool em gel, para reforçar a higienização das mãos e entrar na sala de aula. https://portalvoce.com/volta-as-aulas-em-manaus-alunos-vao-a-escola-de-mascara/
Ação judicial – Em decisão judicial que nega pedido de liminar do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado do Amazonas (Sinteam), a juíza da 3ª Vara da Fazenda Pública do Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas (TJAM), Etelvina Lobo Braga, assegura a volta às aulas presenciais dos alunos do ensino médio da rede estadual, nesta segunda-feira (10).https://portalvoce.com/justica-nega-liminar-de-sindicato-e-garante-volta-as-aulas-na-rede-estadual-nesta-segunda/
Na decisão, a magistrada nega pedido do Sinteam contra a Secretaria de Educação (Seduc) para suspender o retorno das aulas presenciais. Ela afirma que o Estado comprova que “apresenta condições e deve preparar-se para reabrir as escolas públicas, com sucesso, colocando em prática as medidas de segurança necessárias”.