Antes de ser anunciado como o indicado do presidente Lula para ocupar a vaga em aberto no Supremo Tribunal Federal (STF), o advogado Cristiano Zanin jantou na noite desta quarta-feira (31) com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG); com o presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP); e com Gilmar Mendes e Alexandre de Moraes, da Suprema Corte.
De acordo com o colunista Valdo Cruz, do portal G1, que divulgou a informação sobre os participantes do jantar, o encontro era parte da articulação para escolha do nome de Zanin como indicado a ser substituto do ex-ministro Ricardo Lewandowski.
Na manhã desta quinta-feira (1°), Pacheco confirmou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) enviará a indicação do advogado Cristiano Zanin para ocupar a vaga que foi deixada pelo ex-ministro Ricardo Lewandowski no Supremo Tribunal Federal (STF). A indicação também foi anunciada pelo próprio chefe do Executivo no início da tarde desta quinta.
Após a indicação ser confirmada oficialmente, o nome de Cristiano Zanin será enviado ao Senado. O nome do advogado precisará passar primeiro por uma sabatina na CCJ e, posteriormente, ser votado no Plenário do Senado