Portal Você Online

Ao vivo: ‘Capitã Cloroquina’ depõe na CPI da Covid-19; acompanhe

Mayra Pinheiro

A CPI da Covid-19 ouve, nesta terça-feira (25), o depoimento da secretária da Gestão do Trabalho e Educação na Saúde do Ministério da Saúde, a médica Mayra Pinheiro, que ficou mais conhecida como “Capitã Cloroquina”.

A médica integra o governo do presidente Jair Bolsonaro desde janeiro de 2019 e é uma das principais defensoras do chamado “tratamento precoce” com remédios ineficazes para o tratamento da doença.

Na sexta-feira (21), o ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), concedeu um habeas corpus à depoente, que poderá ficar em silêncio sempre que for questionada sobre fatos que ocorreram entre os meses de dezembro de 2020 e janeiro de 2021 – este intervalo de tempo coincide com o colapso da rede hospitalar e da crise de oxigênio de Manaus, assunto que deve ser o ponto central da oitiva.

Ela também é questionada sobre a criação do “TrateCov”, iniciativa do Ministério da Saúde que prescrevia medicamentos do chamado “kit Covid” para qualquer paciente, incluindo recém-nascidos e gestantes.

Em seu depoimento à CPI na semana passada, o ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello afirmou que a ideia para a criação da plataforma partiu de Mayra Pinheiro. “Hoje a gente lança em primeira mão, o estado do Amazonas é o primeiro estado do Brasil que recebe o aplicativo TrateCov”, disse a servidora no dia 11 de janeiro, em Manaus, em evento de lançamento da iniciativa.

“Nós estamos oferecendo hoje ao povo brasileiro, aos médicos e aos enfermeiros que vão ajudar usando esse aplicativo. Vamos agilizar o diagnóstico sem que a gente espere, como o nosso ministro já falou, as tomografias, as ressonâncias, os testes de RT-PCR que às vezes demoram alguns dias até obtermos os resultados”, explicou ela. 

Assista o depoimento ao vivo:  

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *