
A CPI da Covid-19 ouve, nesta terça-feira, 21, o deputado federal e ex-ministro da Cidadania Osmar Terra (MDB-RS). O parlamentar é tido como conselheiro do presidente Jair Bolsonaro para a área da saúde.
Ele já foi cotado para o cargo de ministro da Saúde, é considerado mentor do chamado “gabinete paralelo” no Ministério da Saúde que assessora o Palácio do Planalto para a definição de políticas de enfrentamento à pandemia do novo coronavírus.
Em razão de um pedido do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), o emedebista será ouvido na condição de convidado, não de testemunha, como previam os requerimentos aprovados. Neste caso, ele não precisa prestar o compromisso de dizer a verdade e tem o direito de se retirar a qualquer momento.
A convocação de Osmar Terra foi aprovada após a divulgação de um vídeo no qual o virologista Paolo Zanotto sugere, em evento no Palácio do Planalto, a criação de um “shadow cabinet” (gabinete das sombras, em tradução livre).
O deputado federal também se notabilizou por fazer previsões equivocadas sobre a pandemia do novo coronavírus. No início da crise sanitária, ele afirmou que a Covid-19 mataria menos do que o H1N1, que em 2009 foi responsável por 2.146 óbitos – a Covid-19 já matou mais de 500 mil no país.
Acompanhe o depoimento ao vivo pela Tv Senado:


