Portal Você Online

Ao vivo: CPI da Covid ouve Ernesto Araújo; acompanhe

Ex-ministro das Relações Exteriores deixou o cargo em março após ser criticado por declarações contra a China

O ex-ministro das Relações Exteriores Ernesto Araújo, que pediu demissão no fim de março, está sendo ouvido na manhã desta terça-feira (18) pela CPI da Covid, no Senado Federal (acompanhe). 

Ele volta ao Senado quase dois meses depois da audiência pública na qual discutiu com parlamentares e que culminou com seu pedido de demissão, dias depois.

Em sua fala inicial, Ernesto fez um balanço de sua gestão. Ele disse que o Ministério de Relações Exteriores “abriu frentes de promoção dos interesses” brasileiros com diversos países, citando a China como um deles. A relação com o governo chinês, que já foi alvo de críticas do ex-chanceler, deve ser um dos principais focos dos questionamentos dos senadores na CPI.

O ex-ministro refutou a avaliação de que ele fazia parte da ‘ala ideológica’ e deixou claro que sempre atuou sob supervisão do presidente Jair Bolsonaro. Ele afirmou, ainda, que procurou uma política externa que garantisse um “país grande e livre” e que buscou sempre os melhores caminhos seguindo os princípios internacionais.

Ainda durante discurso inicial, Ernesto afirmou que a definição das estratégias contra a pandemia coube ao Ministério da Saúde, mas que o Itamaraty atuou para viabilizar importações de doações, equipamentos e para auxiliar na campanha de vacinação.

Segundo ele, postos do Itamaraty do exterior foram instruídos em janeiro de 2020 a começar a prospecção de pesquisas de vacinas e medicamentos. Ainda de acordo com o ex-chanceler, o Brasil manifestou intenção de participar do consórcio Covax Facility em junho do ano passado.

Nesta quarta-feira (19) o ex-ministro Pazuello prestará depoimento a CPI da Covid – entretando, o militar conseguiu junto ao STF um habeas corpus preventivo que  possa ficar em silêncio em seu depoimento.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *