
O relator do julgamento retomado nesta terça-feira (9) contra o ex-presidente Jair Bolsonaro, Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, será o primeiro a votar pela condenação do reú. O voto deve durar entre três e quatro horas, tomando a sessão da parte da manhã. Primeiro, Moraes analisa as chamadas “preliminares”, que são pedidos feitos pelas defesas ao longo do processo. Foi questionada, por exemplo, a validade da delação do tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro e a falta de provas.
A leitura do voto do relator deve abrir a sessão. Em seguida, votam os ministros (nesta ordem): Flávio Dino, Luiz Fux, Cármen Lúcia e Cristiano Zanin. A previsão é que o julgamento encerre na próxima sexta-feira (12) com a condenação do ex-presidente sob a acusação de liderar uma suposta organização criminosa armada para tomar o poder, numa tentativa de golpe de Estado má sucedida.
Os integrantes da Primeira Turma podem apresentar, em seus votos, até três correntes diferentes. A defesa de Jair Bolsonaro disse que ex-presidente não irá às sessões desta segunda semana do julgamento por recomendação médica.
Acompanhe ao vivo: