
O julgamento das contas do governador do Amazonas, Wilson Lima, será realizado em Sessão Especial, às 9h15, desta terça-feira (9), pelos conselheiros do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM). O foco será os gastos públicos da gestão de 2022, quando o Estado teve durante o exercício um orçamento de R$ 24 bilhões.
O conselheiro-relator do processo é Mario de Mello, que apresentará aos demais membros da Corte de Contas um parecer prévio recomendando a aprovação ou reprovação das contas de governo.
A Sessão Especial de hoje, que será no auditório do órgão, terá transmissão ao vivo pelo YouTube e pelo Facebook.
Para comprovar e justificar os gastos públicos, o gestor deve apresentar diversos documentos como relatórios, balanços financeiros, balancetes e outros.
Os documentos encaminhados ao TCE-AM são analisados pelo relator das contas e submetidos à votação em plenário. Em caso de irregularidades ou regularidade da prestação de contas, a Corte de Contas poderá recomendar que a Aleam reprove ou aprove as contas do gestor.
Além da Sessão Especial, os conselheiros do Tribunal de Contas apreciam na pauta desta terça-feira ainda outros 58 processos, terá 13 prestações de contas anuais; 16 representações; 14 recursos; quatro embargos de declaração; quatro fiscalizações de atos de gestão; três denúncias; duas cobranças executivas de débitos imputados ou multas; uma auditoria de acompanhamento, além de uma transmissão de cargo de prefeito.


