Portal Você Online

Energia é retomada 50% em Manaus, mas água levará 24h para normalizar abastecimento

A Amazonas Energia informou na manhã desta terça-feira (15) que normalizou 50% da sua carga para hoje em Manaus por meio da geração própria da Usina Hidroelétrica de Balbina e aguarda definição do Operador Nacional do Sistema (ONS) para se reconectar com o linhão de Tucuruí.

O desligamento do linhão de Tucuruí afetou também o sistema de abastecimento de água da capital amazonense, que não dispõe de geradores próprios, e a distribuição deve levar 24h após a volta de energia, segundo a concessionária do serviço.

A Águas de Manaus informou que os sistemas hidráulicos da empresa foram desligados e só podem retornar à operação após a energia elétrica ser reestabelecida na capital.

A companhia disse que vai disponibilizar carros-pipas para algumas regiões da cidade mais impactadas e priorizar hospitais, escolas e creches. A concessionária pede ainda que os consumidores economizem água e evitem o desperdício.

A previsão é que, após energia ser restabelecida, o serviço de água na cidade entre em normalização gradativa e seja completamente recuperado em até 24 horas.

A Agência Reguladora dos Serviços Delegados do Município de Manaus (Ageman) informa que monitora o blecaute e emitiu orientações para minimizar a situação. “A agência orienta os usuários a reservarem água até o restabelecimento do serviço”, diz um trecho da nota emitida pela órgão regulador dos serviços.

Rotina Alterada

A falta de luz e água alterou a rotina dos Manauaras hoje. O trânsito no início da manhã ficou caótico com os sinais inoperantes, pais tiveram de retornar com os filho para casa e comerciantes sofreram prejuízos com a dificuldade de pagamento feito pelas máquinas e a falta de internet.

Industriais do Distrito Industrial chegaram a consultar a Amazonas Energia para liberar os trabalhadores. Com a retomada de 50% da energia, algumas fábricas voltaram a funcionar normalmente.

Segundo o diretor Institucional da Amazonas Energia Raid Gomes, o retorno de 100% da energia não tem previsão porque depende do Sistema Nacional. Ele informou que 570 mil clientes da empresa ficaram sem eletricidade nesta terça-feira.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *