Portal Você Online

Após calor e fumaça Manaus tem chuva, que deve continuar segundo a previsão do tempo

A Defesa Civil do Amazonas emitiu alerta para fortes chuvas que atingirão o estado entre esta quinta-feira (23) e segunda-feira (27). Após dias de calor extremo, encoberta pela fumaça e o cheiro das queimadas na região metropolitana, Manaus amanheceu hoje debaixo de muita chuva, a partir das 7h da manhã e que continua em várias regiões da cidade.

Segundo a Defesa Civil foram registrados até o momento 38 milímetros de chuva, principalmente na zona Oeste da capital amazonense, nos bairros da Ponta Negra, Tarumã, Lírio do Vale e São Jorge. A previsão do do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) é que pancadas de chuva ocorram durante toda a semana.

Defesa Civil divulgou também alerta para a possibilidade de enxurrada em áreas urbanas, principalmente em terrenos com declive, barrancos, onde pode ocorrer deslizamentos de terra.

O órgão também pede atenção no nível dos igarapés e canais, principalmente nas áreas densamente povoadas como nas margens do Mindú, Quarenta, Passarinhos, Bolívia, Barro Branco, Franco, Franceses, Cachoeira Grande e São Raimundo.

“Os moradores destas regiões devem permanecer atentos às recomendações da Defesa Civil. Evite áreas arborizadas durante a tempestade, devido ao risco de quedas de árvores. Jamais enfrente áreas alagadas ou com enxurradas. Uma lâmina com 15 cm de água pode arrastar uma pessoa e com 30 cm pode levar um automóvel. Ao ouvir um trovão, procurar um local coberto”, diz o informe da Defesa Civil.

A Defesa Civil também alerta que as pessoas que moram em áreas de encosta precisam observar os sinais de movimentação do solo. “Durante o processo de deslizamento é comum surgirem rachaduras nas paredes dos imóveis, portas e janelas emperrarem, postes e árvores se inclinarem e água lamacenta escorrer pelo morro.”

Previsão do tempo

Não chovia em Manaus há 15 dias. Segundo a previsão do Clima Tempo, até o dia 22 deste mês, choveu 30 milímetros em Manaus, o que representa 17% do que é esperado para o mês.

Além da capital, outras cidades do Amazonas enfrentam um cenário de intensas chuvas nas primeiras horas desta quinta-feira (23).

Esses eventos meteorológicos têm preocupado as autoridades locais e a população, com a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) indicando a continuidade das chuvas na capital e em grande parte do Estado até segunda-feira (27).

A Defesa Civil do Amazonas divulgou os acumulados de água em algumas cidades afetadas pelas chuvas. Em Apuí, localizado no Centro do estado, foram registrados expressivos 45,08 milímetros.

Já em Itacoatiara, as medições apontaram 44,67 milímetros na região de Mamoud Amed e 41,32 milímetros na Colônia.

A previsão do tempo para está quinta-feira é de sol com muitas nuvens durante o dia. Períodos de nublado, com chuva a qualquer hora. Até o momento não há registro de alagamentos ou deslizamento de terra.

Na capital, Manaus, o bairro Jorge Teixeira enfrentou um volume significativo de chuva, atingindo 38,4 milímetros nas últimas horas.

Rios

Com a forte chuva o nível do Rio Negro pode aumentar. Nesta quarta-feira (22), o Governo do Amazonas emitiu novo boletim e apontou seca histórica que prejudica 150 mil famílias no estado.

Todos os 62 municípios amazonenses estão em situação de emergência. Os municípios de Presidente Figueiredo e Apuí, que estavam em situação de alerta no boletim divulgado na terça-feira (31), decretaram situação de emergência na quarta-feira (1º).

De acordo com dados da Defesa Civil, o Amazonas tem 598 mil pessoas afetadas até o momento pela seca severa, ou 150 mil famílias.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *