Temperaturas próximas e acima dos 30°C em capitais do Sul e Sudeste, calor chega até mesmo em Curitiba. Cuiabá pode bater a marca de 40°C. Confira!

Depois de mais de 10 dias de frio intenso e temperaturas abaixo de 0ºC em várias cidades do país –principalmente na região Sul–, uma onda de calor chega ao Brasil na segunda semana do mês de agosto ee promete elevar os termômetros.
Ondas de calor no Brasil estão relacionadas à atuação de massas de ar quente e seco, ou seja: pouca chuva, rápido aumento nas temperaturas e automaticamente um declínio na umidade relativa do ar.
Os dias tendem a ser bastante quentes em áreas do Centro-Oeste, Sul e Sudeste, com temperaturas máximas que ficam acima da média climatológica por dois dias ou mais.
As temperaturas já começam a subir a partir desta sexta-feira (06), seguindo em rápida elevação no final de semana do dia dos pais e atingindo o pico de calor nas capitais do centro-sul e Norte do país entre segunda (09) e quinta-feira (12) da próxima semana.
A previsão é de máxima em torno dos 29°C em Curitiba (PR) entre a terça-feira (10) e a quarta (11), este valor é quase 7°C acima da média climatológica para agosto, igual a 21,5°C. A última vez que a capital paranaense registrou um valor tão alto, foi em 29 de março de 2021 quando também fez 29°C.
Em pleno inverno, a temperatura máxima em Cuiabá (MT) pode alcançar e até mesmo superar a marca dos 40°C no início da próxima semana. Em Porto Alegre (RS) e São Paulo (SP) a temperatura pode chegar aos 30°C até a próxima quinta-feira (12), o que representa mais de 5°C acima da média histórica para essas capitais neste mês.
Em cidades como Florianópolis (SC), Belo Horizonte (MG), Porto Velho (RO), Campo Grande (MS), Brasília (DF), Goiânia (DF) e Palmas (TO), o calor também tende a ser excessivo na segunda semana de agosto, e os termômetros facilmente ultrapassam os 30°C no período da tarde.
Fonte: Terra