
As coberturas vacinais tiveram queda progressiva a partir de 2016, com percentuais em boa parte abaixo de 95%, seguindo agora em lenta recuperação.
Em 2018, conforme Isabel, Manaus teve cobertura vacinal contra a poliomielite de 74,52% em crianças menores de 1 ano, seguindo com percentuais de 82,68%, em 2019; 71,39%, em 2020; 83,15, em 2021; e 82,4%, em 2022.
No ano passado, o índice de crianças com esquema básico completo contra a poliomielite na capital foi de 88,25%, e neste ano, até o momento, alcança 96,2%.
Visando ampliar as coberturas vacinais e reforçar o compromisso para a erradicação da poliomielite no país, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), dará início à campanha de vacinação contra a doença na próxima segunda-feira (27) em todas unidades básicas da rede assistencial.
A campanha, que ocorre em todo o Brasil, segue até o dia 13/6, tendo o dia 8/6 como “Dia D” de mobilização.
A campanha tem como público-alvo crianças de 1 a 4 anos de idade, com a meta de imunizar 95% dessa população, estimada em 127.993 crianças em Manaus, conforme o Censo de 2022. As unidades de saúde vão oferecer também a atualização vacinal para crianças de 2 a 11 meses, a fim de assegurar o acesso do público e ampliar a cobertura contra a doença.
A secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, explica que o esquema vacinal contra a poliomielite prevê, desde 2016, três doses de vacina inativada, aos dois, quatro e seis meses de idade, mais duas doses de reforço com a vacina oral, a “gotinha”, aos 15 meses e aos quatro anos.
As duas serão ofertadas durante a campanha, antecipa ela, atendendo toda a população de crianças menores de 5 anos.
“Além das salas de vacina abertas, nossas equipes da estratégia Saúde da Família vão atuar na busca ativa de crianças nas comunidades. E vamos também levar a vacinação para escolas públicas que atendem a faixa etária alvo da campanha nacional”, adianta a secretária.
Nas salas de vacina da Semsa, pais e responsáveis devem apresentar documento oficial de identificação, CPF ou Cartão Nacional de Saúde (CNS) e a caderneta de vacinação da criança.
A lista de unidades da rede básica que integram a campanha, com endereços e horários de funcionamento, pode ser consultada no site semsa.manaus.am.gov.br.