Portal Você Online

APP Manaus Atende: IPTU 2026 pelo carnê digital tem faixa maior de desconto

O contribuinte do IPTU (Imposto sobre Propriedade Territorial e Urbana) em Manaus tem maior opção de descontos para pagamento do tributo de 2026. A prefeitura ampliou a faixa de redução do valor para quem optar pelo carnê digital.

Na quitação da cota única até o dia 30 deste mês de janeiro o desconto é de 12%. O pagamento da cota única até o dia 27 de fevereiro proporciona desconto de 11%. Para quem saldar o imposto total de uma única vez até a data do vencimento, que é 16 de março, a dedução é de 10%. No caso der parcelamento pelo carnê digital, o desconto é de apenas 2% até as datas de vencimentos.

Os índices constam no Decreto nº 6.767, de 5 de janeiro de 2026. Os descontos estabelecidos não se aplicam aos contribuintes que, apesar de aderirem ao carnê digital pelo aplicativo de arrecadação da prefeitura, realizarem o pagamento por meio do DAM (Documento de Arrecadação Municipal), carnê físico ou qualquer outro meio disponibilizado pela Semef (Secretaria Municipal de Finanças).

Contribuinte que optar pelo pagamento com o carnê digital estará automaticamente concordando com a dispensa do recebimento de carnê físico. A prefeitura mantém o sorteio de prêmios em dinheiro para contribuintes que pagarem a cota única.

Confira o decreto na íntegra e as datas das parcelas do IPTU 2026.

APP Manaus Atende

Além de facilitar o acesso às guias, o aplicativo Manaus Atende Digital será o principal meio para obtenção de descontos em 2026. O subsecretário Armínio Pontes destaca que, no próximo ano, quem aderir ao Carnê Digital terá vantagens superiores as do carnê físico.

“O novo formato visa estimular o uso das ferramentas digitais e incentivar o pagamento antecipado. A partir de 2026, quem optar pelo carnê físico terá desconto de 8% na cota única. Já quem utilizar o Manaus Atende Digital e aderir ao carnê digital receberá desconto de 10% até o vencimento”, explicou.

A cota única do IPTU vencerá em 16 de março de 2026. Quem preferir parcelar também terá benefício: contribuintes que aderirem ao carnê digital terão 2% de desconto em cada parcela, desde que pagas até o vencimento.

Os maiores descontos ficam para quem antecipar a cota única: 12% para pagamentos até 30 de janeiro de 2026; 11% até 27 de fevereiro de 2026.

Pontes destaca que os incentivos fazem parte da estratégia de digitalização dos tributos municipais, reduzindo custos de impressão e contribuindo para a sustentabilidade ambiental.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *