
O prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), segue bem avaliado pelos manauaras. Levantamento do Direto ao Ponto Pesquisas, publicado nesta quarta-feira (31), realizado entre os dias 8 e 12 de agosto, aponta a gestão municipal com números expressivos. Na pesquisa, 84,6% dos entrevistados avaliaram os trabalhos desenvolvidos pela Prefeitura de Manaus como ótimo, bom ou regular.
Melhorou
O número supera a última avaliação feita em novembro do ano passado. Na ocasião, 77,7% dos moradores de Manaus sinalizaram positivamente as ações desenvolvidas pelo Executivo Municipal.
Ou seja, em 10 meses, David e sua equipe melhoraram sua imagem para 6,9% da população.
Presente
A avaliação positiva certamente é fruto da presença de David nos bairros de Manaus, considerando que dificilmente ele despacha em seu gabinete e tem desenvolvido diversas ações em parceria com o Governo do Estado.
As máquinas municipal e estadual, juntas, têm feito entregas significativas à população da capital como o asfaltamento de ruas por meio do programa Asfalta Manaus, o passe livre estudantil e os ônibus elétricos.
Pintura e limpeza
A pintura das calçadas e a limpeza das ruas também agregam pontos favoráveis a David Almeida.
É perceptível que a capital amazonense é uma cidade mais limpa e tem se tornado, também, colorida, o que obviamente chama a atenção.
Reconhecimento
Além disso, pesa o fato da população ter consciência de que David Almeida assumiu o posto de gestor de Manaus em meio à pandemia da Covid-19 e diante da maior cheia de todos os tempos.
Mesmo com esses desafios, tem se demonstrado um prefeito atuante, presente e com disposição para resolver os problemas.
2024 é logo ali
Se mantiver esses números — e a tendência é que consiga — David Almeida chegará na eleição municipal de 2024 com muita força e fortes chances de vencer o pleito, quem sabe, até mesmo no primeiro turno.
Avante grande
Prova dessa força política será dada no dia 2 de outubro, quando o Avante, partido presidido no Amazonas pelo prefeito, deverá eleger uma boa bancada.
A expectativa é que faça pelo menos um deputado federal e três deputados estaduais.
Atualmente, a sigla não tem representantes amazonenses na Câmara Federal e conta apenas com Abdala Fraxe na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).
Ele, no entanto, se elegeu em 2018 por outra sigla e ingressou no Avante durante a janela partidária deste ano.
Disparou
Com 20% das intenções de voto, o governador Wilson Lima (União Brasil), aparece quatro pontos percentuais à frente do segundo colocado, o ex-governador Amazonino Mendes (Cidadania), que somou 15,9% na disputa pelo Governo do Amazonas, aponta a pesquisa espontânea divulgada ontem (30), pela Pesquisa Perspectiva.
O senador Eduardo Braga (MDB) aparece em terceiro lugar com 11,9%.
Wilson lidera
Já no cenário estimulado, a pesquisa aponta a liderança do governador Wilson Lima com 28,3% das intenções de voto, seguido de Amazonino Mendes com 26,8%.
Atrás deles está o senador Eduardo Braga com 21,5%.
Segundo pelotão
Ricardo Nicolau (Solidariedade) aparece com 6,3%, Henrique Oliveira (Podemos) com 2,3%, Carol Braz (PDT) com 2,3%, Israel Tuyuka (Psol) com 0,3% e Nair Blair com 0,1% das intenções de voto.
Branco e nulos somam 5,5% na pesquisa. Não sabem ou não responderam representam 6,7%.
Participaram da pesquisa 1.500 eleitores de Manaus e dos 24 maiores colégios eleitorais do Amazonas. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número AM 07370/2022.