Portal Você Online

Aprovadas: Anvisa autoriza uso da CoronaVac e Oxford contra a Covid-19

Aprovação é temporária, com ressalvas e com acompanhamento, além de terem de apresentar documentações complementares

vacina Oxford, AstraZeneca

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou neste domingo (17), o uso emergencial de duas vacinas contra a Covid-19 – a coronaVac, de origem chinesa, e o composto da Universidade de Oxford, no Reino Unido, desenvolvido em parceria com o laboratório AstraZeneca.

A relatora dos pedidos, Meiruze Freitas, votou sim. Depois, Romison Mota e Alex Machado Campos também se manifestaram favoravelmente.

O presidente do colegiado, Antônio Barra, e Cristiane Jourdan Gomes, ainda não votaram, mas serão votos vencidos caso votem ao contrário. Ainda que opinem pela rejeição dos dois pedidos — ou de apenas um deles —, o aval dado pela maioria será seguido. 

A CoronaVac teve o pedido de uso emergencial apresentado pelo Instituto Butantan. Meiruze votou pela aprovação. O mesmo ocorreu com as injeções de Oxford, cuja utilização foi solicitada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Com a decisão da Anvisa, a vacina de Oxford e a CoronaVac poderão ser aplicadas em grupos específicos a partir do momento que os laboratórios produtores forem comunicados da decisão.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *