Os 1.121 aprovados no concurso da Polícia Militar do Amazonas (PMAM) se apresentaram, nesta quinta-feira (30), para o Curso de Formação de Oficiais (CFO) e de Soldados (CFSD), no Comando-Geral da PMAM, no bairro de Petrópolis, zona sul de Manaus. Eles vão iniciar o curso, nesta sexta-feira (1º).
” É um passo importante e histórico, não só para a instituição, mas também para a vida dessas pessoas. O objetivo deste governo é levar a segurança pública de qualidade para o povo da Amazônia”, destacou o secretário de Segurança Pública do Amazonas, coronel Vinícius Almeida.
O comandante-geral da Polícia Militar do Amazonas, coronel Kingler Paiva, destacou que o curso de formação terá o foco na preparação de um efetivo capaz de atender a demanda da população amazonense.
Compromisso
No dia 6 de novembro, o Governo do Amazonas realizou o chamamento de 1.704 aprovados em concursos da área de Segurança Pública. A ação representa um investimento do estado de R$ 12 milhões por mês. O Governo divulgou a nomeação, no dia (18), no Diário Oficial do Estado (DOE).
Os aprovados prestaram concurso em 2022, ainda no primeiro mandato do governador Wilson Lima, 11 anos após último certame para as forças de segurança realizado pelo Estado.
Do total, foram chamados 1.121 aprovados da Polícia Militar do Amazonas (PMAM); 253 do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM); 170 da Polícia Civil do Amazonas (PCAM); 108 do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM); 40 da Secretaria de Segurança Pública (SSP/AM); e 12 do Departamento de Polícia Técnico-Científica (DPTC), vinculado à SSP/AM.
Nova etapa de vida
O jovem Jario Antunes, 20, vai fazer o Curso de Formação de Soldados (CFSD), e afirma que é um sonho realizado em sua vida fazer parte da Segurança Pública do Amazonas. “Essa é uma nova etapa que eu estou começando.
Quando surgiu a oportunidade desse concurso, eu fiz e agora estou concretizando o sonho de fazer parte dessa corporação. É um orgulho para mim e espero dar muito orgulho para essa corporação”.
O aluno Raimundo Igor, 33, é do município de Pauini (a 1.054 quilômetros de Manaus), e comentou que fazer parte da segurança pública é motivo de orgulho na sua vida.
“É um momento único e importante estar aqui representando, não só minha família, mas representando aqui todos os alunos soldados da Polícia Militar. É uma honra fazer parte dessa instituição tão valorosa do Estado do Amazonas. Eu fico grato e, ao mesmo tempo, emocionado até pela questão da distância e das dificuldades que enfrentamos para chegar aqui”.