Portal Você Online

Argentina e Uruguai se recuperam de apagão

Os serviços de energia foram restabelecidos em mais de 70% em Argentina e Uruguai, depois que um apagão deixou os dois países sem eletricidade no último domingo (16).

Ainda há cortes nas províncias de Salta, Jujuy, Tucumán e Santiago del Estero. A Terra do Fogo, no extremo sul, foi a única região que ficou a salvo do apagão, por ser independente do sistema nacional.

A empresa UTE, do Uruguai, informou que o serviço havia sido retomado em 88% no país.

Autoridades desconhecem as causas do apagão. “São falhas que acontecem com frequência. O extraordinário foi a sucessão de acontecimentos posteriores, que causou a desconexão total”, disse Lopetegui em entrevista coletiva, ao explicar que a queda “acontece de forma automática, para proteger o sistema”.

Esta foi a primeira vez que um apagão atingiu a totalidade de Argentina e Uruguai. No Paraguai, foram registrados cortes de energia esporádicos e localizados.

A Argentina, com 44 milhões de habitantes, e o Uruguai, com 3,4 milhões, dividem um sistema de interconexão elétrico concentrado na represa binacional de Salto Grande, localizada a cerca de 450 km de Buenos Aires e 500 km de Montevidéu.

Blecaute deixa Argentina e Uruguai sem Energia

Uma grande falha elétrica deixou toda a Argentina e o Uruguai sem energia, no final da tarde deste domingo (16), segundo um importante fornecedor argentino de eletricidade, o corte de energia também afetou partes do Brasil e do Paraguai.O blecaute e causou a interrupção dos trens e falhas nas sinalizações de trânsito.

“Uma falha maciça no sistema de interconexão elétrica deixou toda a Argentina e o Uruguai sem energia”, disse Edesur, distribuidora de energia da Argentina, em um tweet.

De acordo com a agência EFE, veículos de imprensa locais informaram que o apagão afeta a capital argentina e o resto das províncias do país, entre elas as que se preparavam para iniciar eleições locais, como Santa Fé, San Luis, Formosa e Tierra del Fuego.

Cidades com funcionamento reduzido – Em Buenos Aires, apesar do retorno parcial da energia, o metrô e os trens não circulavam. Alguns supermercados e lojas abriram com o auxílio de geradores. Os centros de saúde funcionaram normalmente.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *