Portal Você Online

Assembleia Legislativa divulga vencedores do Prêmio Nestor Nascimento nesta sexta-feira

Nesta sexta-feira (31), a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), por meio da Escola do Legislativo Senador José Lindoso, divulgará, no portal da Aleam, os nomes dos vencedores da 7ª edição do Prêmio Nestor Nascimento. O objetivo da premiação é homenagear e dar visibilidade a trabalhos voltados à promoção da igualdade racial e ao combate ao racismo no Amazonas. Nesta edição, foram registradas 31 inscrições para concorrer às sete categorias previstas no edital.

Premiação

A cerimônia de entrega dos troféus e certificados ocorrerá no dia 7 de novembro, às 9h, no Auditório João Bosco, durante o mês da Consciência Negra. O evento é promovida pela Escola do Legislativo, por meio do programa Educando pela Cultura, e tem como objetivo valorizar iniciativas individuais e coletivas que contribuem para a promoção da igualdade racial no Amazonas.

Os vencedores foram definidos por uma comissão avaliadora formada por especialistas em políticas afirmativas e igualdade racial.

Participação

De acordo com a coordenadora da premiação, pedagoga Jacy Braga, um dos destaques da 7ª edição foi o aumento no número de participantes, reflexo da credibilidade do evento. Ela ressaltou que, no ano passado, houve 14 inscrições e, neste ano, o número subiu para 31.

“Amanhã (31/10) vamos anunciar os nomes dos vencedores no Portal da Aleam e, no dia 7 de novembro, realizaremos a entrega dos prêmios. São sete categorias, sete vencedores, cinco menções honrosas e dois prêmios especiais”, explicou.

Segundo Jacy Braga, o objetivo do Prêmio Nestor Nascimento é dar visibilidade a pessoas que desenvolvem trabalhos voltados à educação antirracista, ao combate ao racismo, ao protagonismo negro e ao feminismo negro. Ela destacou ainda que 52% da população do Amazonas é composta por pessoas negras.

“Os nossos dados são muito cruéis com a população afrodescendente, que é a que mais sofre com a violência, principalmente entre jovens de 14 a 25 anos. Quando um jovem periférico ultrapassa os 25 anos, ele já se considera um sobrevivente, pois muitos morrem antes dessa idade. Quando realizamos um trabalho como este, damos visibilidade a iniciativas que ajudam a retirar pessoas de contextos de criminalidade, preconceito e marginalização”, destacou.

Sobre o Prêmio

Instituído pela Resolução Legislativa nº 914, de 13 de julho de 2022, o Prêmio Nestor Nascimento homenageia personalidades e organizações com atuação relevante na promoção da igualdade racial no Amazonas.

A honraria leva o nome de Nestor José Soeiro do Nascimento — advogado, jornalista, militante do movimento negro e sócio-fundador da Escola de Samba Vitória-Régia,  reconhecido por sua luta em defesa da igualdade racial e dos direitos humanos.

Categorias

As categorias desta edição abrangem:

  • Preservação da fé nas religiões de matriz africana e combate à intolerância religiosa;
  • Feminismo negro;
  • Respeito, visibilidade, resgate histórico e luta contra o racismo;
  • Promoção de atividades afro-culturais e educativas;
  • Fomento ao protagonismo negro;
  • Produção acadêmica e literária sobre a presença negra no Amazonas;
  • Promoção da saúde integral da população negra, com ênfase na redução das desigualdades étnico-raciais e no combate à discriminação nos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS).

Nestor Nascimento

Nestor José Soeiro do Nascimento, que dá nome à premiação, nasceu em 11 de dezembro de 1947 e faleceu em 31 de maio de 2003.

Advogado, jornalista e reconhecida liderança do movimento negro em Manaus, fundou o Movimento Alma Negra (Moan), a Associação de Moradores e Amigos da Praça 14 de Janeiro e a Escola de Samba Vitória-Régia.

Morador histórico da Praça 14, onde também se localiza o Quilombo de São Benedito,  Nestor era bisneto de Maria Severa Monteiro do Nascimento, uma das matriarcas da família maranhense que fundou o quilombo.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *