
A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) recebe, na quinta (23) e na sexta-feira (24), a partir das 8h, no auditório Belarmino Lins, a segunda edição do seminário Segurança Inovadora, que terá como tema “Segurança e Proteção da Amazônia: Desafios e Boas Práticas Inovadoras”. A iniciativa permitirá a troca de experiências entre os profissionais da área de segurança e governança pública.
“Mais uma vez esta Casa se abre para discutir sobre um tema fundamental para a Amazônia. Nossas áreas de fronteiras são cobiçadas, nossas dimensões são continentais e todas as iniciativas que visam fomentar a maior proteção da nossa região são bem-vindas”, declarou o presidente do Parlamento Estadual, deputado
Roberto Cidade (UB).
No decorrer do evento, realizado pela Comissão de Segurança Pública do Poder Legislativo Estadual, presidida pelo deputado Comandante Dan (Podemos), com apoio da Mesa Diretora da Aleam, o público terá a oportunidade de se atualizar sobre as tendências e inovações no campo da segurança, por meio de palestras ministradas por especialistas renomados, originários de diversos estados do Brasil.
“A primeira edição do Seminário, ocorrida em agosto de 2023, foi um sucesso e rendeu várias ações práticas, como a ida da Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça à Tabatinga, para ouvir os prefeitos do Alto Solimões. Agora abordaremos experiências que sejam factíveis de implantação na Amazônia e, em especial, no Amazonas”, afirmou o deputado Comandante Dan.
Os dois dias de programação terão palestras e painéis, apresentados por diversos profissionais da segurança pública brasileira, como o Ministério coordenador do setor de Segurança Pública e territórios do Laboratório Arq.Futuro de Cidades, do Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper), Ricardo Balestreri, e o diretor da Polícia Federal da Amazônia
e Meio Ambiente, Humberto Freire de Barros.
O público-alvo do Seminário Segurança Inovadora são profissionais que atuam nos diferentes segmentos da segurança, justiça e defesa social, bem como estudantes de áreas afins.