Governos municipais, estaduais, federal e empresas serão julgados no Tribunal Popular Climático, no dia 29 de novembro, em Manaus.
O júri ocorrerá das 14h às 16h30 no Parque dos Bilhares, zona centro-sul. Trata-se de um tribunal simbólico para expor falhas de políticas públicas e cobrar ações governamentais de defesa do meio ambiente e minimização da mudança climática.
A iniciativa é do ‘Até o Tucupi 2024 – Festival Pelo Clima’, evento cultural de manifestações artísticas e mobilização social.
O evento inclui ainda o Encontro Amazonense sobre Crise Climática, na quinta-feira (28), das 9h às 17h no Centro Cultural Povos da Amazônia, na zona sul da capital.
Vinte organizações, entre indígenas, ambientalistas, científicas e acadêmicas, confirmaram presença.
Marcha
NO dia 29 também ocorrerá a “Marcha Até o Tucupi pelo Clima”, a partir das 17h. O trajeto será pelas avenidas Constantino Nery e Djalma Batista. A intenção é chamar atenção para a crise climática e cobrar providências públicas.
Ainda na programação haverá o Dabucuri Mini Ball, às 19h no anfiteatro do Parque dos Bilhares. Trata-se de show com apresentação de dança e indígenas e moda inspirada nos povos tradicionais da Amazônia.
O festival é promovido pelo Coletivo Difusão, Coletivo Proteja, Coiab, Casa Cinco e Miriã Mahsã.
Pessoas e grupos interessados em participar podem se inscrever gratuitamente pelo formulário na internet: https://forms.gle/pD7qjrt1wc6Wugjw6.
A programação completa pode ser acessada no site aqui