Anamã possui três entidades de pesca (associação, colônia e sindicato) com aproximadamente 2,5 mil pescadores cadastrados. Além da pesca, o município também apresenta potencial nos cultivos de mandioca, açaí e fibras.

Pescadores artesanais de Anamã adquiriram canoas de alumínio, rabetas e motores de popa, por meio de financiamentos do Governo do Amazonas, por meio da Agência de Fomento do Amazonas (Afeam), em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam).
A ação de entrega dos equipamentos aconteceu no sábado (24) e beneficiou cerca de 37 pescadores com projetos que somam R$ 520 mil. A ação contou com apoio da Prefeitura Municipal, associações, sindicato e colônia de pescadores do município. Ao todo, foram financiados 28 canoas de alumínio, quatro motores de popa, 23 motores Honda 6,5 HP com rabeta e um motor 13 HP com rabeta.
Conforme levantamento da unidade local do Idam em Anamã, até o momento o Instituto já atendeu mais de 50 pescadores artesanais, e os projetos aprovados ultrapassam a margem de R$ 800 mil para custeio e investimento.
Para o diretor-presidente do Idam, Valdenor Cardoso, o crédito rural quando bem aplicado é uma ferramenta de desenvolvimento na zona rural e que o governador Wilson Lima tem priorizado.
“No Amazonas, o acesso ao crédito tem possibilitado que pequenos produtores saiam da condição de produção de subsistência para produção em escala comercial. Além de oportunizar a melhoria e organização das unidades de produção familiar. Para os que vivem da pesca, o transporte próprio para escoar a produção traz mais autonomia no desenvolvimento da atividade”, pontuou.
Escoamento da produção – Eurico destaca que os equipamentos irão facilitar o deslocamento dos pescadores de suas residências até o local de pesca, assim como irão aumentar a capacidade de transporte do pescado, possibilitando expandir a comercialização da produção para comunidades mais distantes e até cidades vizinhas.
Os pescadores que tiveram os projetos aprovados são da sede do município, comunidades Nossa Senhora do Nazaré, Bom Jesus e vilas do Cuia e Arixi.
Anamã possui três entidades de pesca (associação, colônia e sindicato) com aproximadamente 2,5 mil pescadores cadastrados. Além da pesca, o município também apresenta potencial nos cultivos de mandioca, açaí e fibras.