O Atlético-MG chegou à última rodada do Brasileirão sem ter um lugar garantido na próxima edição da Libertadores. Diante de um Corinthians já classificado, o Galo precisava pelo menos empatar o duelo na Neo Química Arena. No jogo que pode ter marcado a despedida do técnico Cuca, o clube mineiro conseguiu mais do que isso. Com gol de pênalti, o chileno Eduardo Vargas deu a vitória ao Atlético e, consequentemente, a classificação para a Libertadores.
A tarde só não foi perfeita porque o Athletico-PR venceu o Botafogo, por 3 a 0, na Arena da Baixada, e garantiu o sexto lugar. Com isso, a equipe paranaense ficou a vaga restante na fase de grupos, enquanto o Galo terá de jogar as fases preliminares do torneio. Pelo investimento e expectativa que existiam sobre o Atlético-MG, campeão brasileiro e da Copa do Brasil em 2022, a classificação à Libertadores ameniza a temporada ruim.
Já o Corinthians termina o Brasileirão dentro do G-4. O jogo marcou a despedida do técnico Vítor Pereira, que cumpriu suspensão e não ficou sequer no banco de reservas. A saída do português foi anunciada por Duílio Monteiro Alves, presidente do clube, em entrevista coletiva após a partida.
O lateral-direito Fagner completou diante do Atlético-MG 700 jogos como profissional. Além do Corinthians, clube que mais defendeu, com 479 partidas, ele também atuou por Vasco, Wolfsburg (ALE) e PSV (HOL), além da seleção brasileira. Foram dez jogos pelo Brasil.


