Na última semana, o Amazonas registrou aumento de 15% nos casos de Covid-19 nos últimos sete dias, segundo dados da Fundação de Vigilância em Saúde

Dados da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), divulgados na última sexta-feira (4), informam que mais de 630 mil manauaras ainda estão com a terceira dose da vacina contra a Covid-19 em atraso na capital amazonense.
Ainda segundo a Semsa, outras 422 mil não completaram o esquema vacinal com a quarta dose e o reflexo desse cenário e que a transmissão do novo coronavírus voltou a se espalhar em todo o estado, que regressou a fase amarela de contaminação.
Na última semana, o Amazonas registrou aumento de 15% nos casos de Covid-19 nos últimos sete dias, segundo dados disponibilizados pela Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM).
De 28 de outubro até última quinta-feira (3), foram notificados mais 1.230 casos da doença, 158 a mais que na semana anterior.Desde o mês passado, o estado vê aumento de casos de síndrome respiratórias e retornou para a fase amarela da pandemia da Covid-19.
A alta acontece em virtude da chegada do inverno amazônico, mas ainda não traz dados tão preocupantes à vigilância, conforme aponta a FVS.
Internados
Entre os internados em Manaus estão 64 pacientes – 48 em leitos clínicos (14 na rede privada e 34 na rede pública), 16 em UTI (2 na rede privada e 14 na rede pública).
De 48 pacientes internados em leitos clínicos na quarta-feira (2), 23 (47%) foram decorrentes de Covid-19, como causa primária
Quanto à situação vacinal, dos internados em leitos clínicos por causa primária:
- 12 (52,2%) não têm nenhuma dose de vacina;
- 9 (39,1%) estão com esquema vacinal incompleto;
- 2 (8,7%) têm esquema vacinal completo.
Quanto à situação vacinal, dos internados em UTI por causa primária; 4 (57,1%) não têm nenhuma dose de vacina; e 3 (42,9%) têm esquema vacinal incompleto.
No boletim consta, também, que há outros 5 pacientes internados em leitos clínicos com Covid-19, na rede pública de saúde do interior do estado, conforme informado pela Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM).