O retorno das atividades escolares presenciais na rede estadual do Amazonas será em Agosto, com a volta dos alunos do ensino médio. Após 15 dias, serão os estudantes do ensino fundamental que estarão nas salas de aula, de acordo com o cronograma estabelecido pelo governo do Estado.
Até o início da noite desta segunda-feira (27), o governador Wilson Lima esteve reunido com o secretário de Educação (Seduc), Luiz Fabian, e a presidente da Fundação de Vigilância e Saúde (FVS-AM), Rosemary Pinto, para definir os últimos detalhes e fechar a data para a volta às aulas, que ele anuncia, na manhã desta terça-feira (28), em entrevista coletiva.
Assim como o plano de abertura das atividades econômicas e não essenciais implantado em junho em Manaus, haverá um escalonamento com várias fases. O planejamento começou a ser feito pela Seduc no mês de abril, logo após a suspensão das aulas presenciais da rede. Nesse período, as escolas passaram por adequações para receber os estudantes.
A Seduc se baseou nas diretrizes do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed); experiências internacionais; recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS); e orientações de órgãos educacionais do Brasil e do exterior, como é o caso do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), World Bank Group; e do movimento nacional “Todos pela Educação”.
Em reuniões entre representantes dos professores, pais de alunos, a Seduc e a FVS, ficou decidido que as aulas presenciais seguirão as medidas preventivas e todos os protocolos de segurança para evitar a contaminação pelo coronavírus, como o distanciamento social de 1,5 metro de distância entre os alunos nas salas.
De acordo com o planejamento, os cinco dias da semana estudantil serão divididos em três dias de home office – com teleulas via internet ou pela televisão – e dois presenciais na sala de aula. Nesse sistema, haverá um revezamento das turmas para que a ocupação das salas estejam de acordo com as medidas de segurança. O número de alunos presentes vai depender do tamanho da turma e da escola.
Os estudantes do ensino médio serão submetidos a testes de avaliação e, caso necessário, receberão uma hor a mais de aulas de reforço. Eles serão os primeiros a voltar para se preparar para os processos seletivos anuais de acesso ao ensino superior.
Coletiva
Nesta terça-feira, às 9h, no Centro Educacional de Tempo Integral (CETI) Elisa Bessa Freire, na Avenida Itaúba, no Jorge Teixeira, o governador Wilson Lima anuncia a data do retorno das aulas presenciais e apresenta o plano e suas fases de implantação.