
A temporada de Grand Slans começa neste domingo (19) com o Australian Open, disputado nas quadras rápidas de Melbourne. Mais uma vez, o torneio contará com a presença dos principais tenistas do circuito masculino como Roger Rederer, Rafael Nadal, Novak Djokovic e os coadjuvantes, mas talentosos que podem surpreender como Stefanos Tsitsipas, Daniil Medvedev, além de Dominic Thiem e o representante da casa Nick Kyrgios .
Na chave de simples, somente um representando brasileiro. Thiago Monteiro será o responsável por defender a bandeira brasileira em solo australiano, o cearense número 86 do mundo entrou direto para a chave principal, sem precisar disputar o qualificatório, e vai enfrentar na estreia o 19º favorito do torneio John Isner.
Pelas duplas, o Brasil terá os representantes de sempre Marcelo Melo e Lukasz Kubot estão na disputa do torneio, assim como Bruno Soares e seu novo parceiro Mate Pavic. Ambos estão confiantes para a disputa do primeiro Grand Slam do ano, mesmo as duas duplas não indo bem nos torneios preparatórios.
Maiores vencedores
Novak Djokovic é o maior campeão de todos os tempos do Australian Open. O primeiro título na Austrália do Sérvio foi em 2008, quando derrotou Nadal na final. No total, Nole possui sete títulos. Entre 2011 e 2013, Djokovic dominou o torneio e venceu por três vezes seguidas, e é um fortíissimo favorito em 2020, onde buscará seu oitavo troféu em Melbourne.
Favoritos
O adversário de Djokovic na estreia do torneio será contra o alemão Jan Leonard Struff, que as vezes surpreende os favoritos. Já Tsitsipas, enfrenta na primeira rodada o italiano Salvatore Caruso.
Pela parte de cima da chave, os astros Rafael Nadal e Roger Federer serão os protagonistas. O espanhol 1º do mundo defende o vice-campeonato do torneio, e começa sua jornada duelando contra o boliviano 72º do ranking Hugo Dellien.
Federer joga a primeira rodada contra o estadunidense Steve Johnson, atual 84º do ranking mundial. Ambos já se enfrentaram duas vezes no circuito, e o suíço venceu as duas partidas.
O Brasil terá um representante na chave de simples. Thiago Monteiro está confirmado na chave principal, e vai enfrentar na primeira rodada John Isner e o poderoso saque do americano. Isner é o cabeça de chave 16º do torneio.
Possíveis confrontos de quartas de finais:
[1] Nadal vs [5] Thiem
[4] Medvedev vs [7] Zverev
[8] Berrettini vs [3] Federer
[6] Tsitsipas vs [2] Djokovic